Especificaciones y análisis del Toyota Yaris
Potência
90CV
Torque
190Nm
Consumo
4.5l/100
Emissões
119g/km
0-100 km/h
10.7s
Vel. Máx.
175km/h
Peso
1055kg
Preço
12,850€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 5v
FWD
5 / 3 portas
272 L
42 L
66 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Toyota Yaris 3p 1.4 D-4D Rock in Rio · 90 CV (2008-2009)
Descrição geral
O Toyota Yaris 3p 1.4 D-4D Rock in Rio de 2008 é um utilitário compacto que, apesar do seu tamanho, oferece uma proposta interessante para a cidade e algumas escapadelas. Com o seu motor diesel de 90 CV, promete eficiência e um desempenho adequado para o dia a dia, apresentando-se como uma opção prática e económica no seu segmento.
Experiência de condução
Ao volante, o Yaris 1.4 D-4D sente-se ágil e fácil de manobrar, especialmente em ambientes urbanos. A direção assistida elétrica contribui para uma condução suave, enquanto a suspensão, tipo McPherson à frente e de roda arrastada com elemento torsional atrás, filtra bem as irregularidades do asfalto. O motor diesel, com os seus 90 CV e 190 Nm de binário, oferece uma resposta enérgica desde baixas rotações, o que se traduz numa boa capacidade de aceleração para a sua categoria (10,7 segundos de 0 a 100 km/h) e uma velocidade máxima de 175 km/h. O consumo combinado de 4,5 l/100km é um ponto forte, tornando este Yaris um carro económico de manter. Os travões, com discos ventilados dianteiros e tambores traseiros, cumprem a sua função corretamente, proporcionando uma travagem segura.
Design e estética
O design do Toyota Yaris de três portas de 2008, na sua versão Rock in Rio, mantém as linhas juvenis e funcionais que caracterizam o modelo. A sua carroçaria compacta, com 3750 mm de comprimento, 1695 mm de largura e 1530 mm de altura, torna-o ideal para se mover e estacionar na cidade. As três portas conferem-lhe um aspeto mais desportivo e dinâmico. No interior, embora o design seja sóbrio, a disposição dos elementos é prática e o espaço está bem aproveitado para os seus cinco ocupantes, com uma bagageira de 272 litros que, embora não seja enorme, é suficiente para o uso diário. A estética geral é simples mas eficaz, sem grandes alardes, mas com uma clara orientação para a funcionalidade.
Tecnologia e características
Em termos de tecnologia, o Toyota Yaris 1.4 D-4D Rock in Rio de 2008 foca-se no essencial e funcional. O seu motor diesel de 1364 cc, com injeção direta por conduta comum, turbo de geometria variável e intercooler, é um exemplo de engenharia eficiente para a época. A transmissão manual de 5 velocidades é robusta e fiável. Embora não conte com as últimas inovações em conectividade ou assistentes à condução que vemos hoje em dia, a sua tecnologia foca-se na durabilidade e na eficiência mecânica. A direção assistida elétrica é um detalhe que melhora a experiência de condução na cidade. É um carro que prioriza a fiabilidade e a simplicidade de manutenção sobre a sofisticação tecnológica.
Concorrência
No segmento dos utilitários diesel de três portas, o Toyota Yaris 1.4 D-4D Rock in Rio de 2008 enfrentava concorrentes como o Renault Clio, o Peugeot 207, o Ford Fiesta ou o Volkswagen Polo. Face a eles, o Yaris destacava-se pela sua reputação de fiabilidade, a sua eficiência de consumo e a sua agilidade na cidade. Embora alguns rivais pudessem oferecer um design mais arrojado ou um equipamento tecnológico ligeiramente superior, o Yaris posicionava-se como uma opção sensata e económica a longo prazo, com um motor diesel que oferecia um bom equilíbrio entre prestações e consumo.
Conclusão
O Toyota Yaris 3p 1.4 D-4D Rock in Rio de 2008 é um carro que, apesar dos anos, continua a ser uma opção muito válida para quem procura um utilitário fiável, económico e fácil de manter. O seu motor diesel é um ponto forte, oferecendo um consumo muito ajustado e um desempenho suficiente para o dia a dia. É um carro sem grandes pretensões, mas que cumpre com as suas funções de transporte urbano e periurbano, com a reconhecida qualidade e durabilidade da Toyota. Uma escolha inteligente para quem valoriza a praticidade e a eficiência.




