Especificaciones y análisis del Renault Scenic
Potência
132CV
Torque
205Nm
Consumo
6.2l/100
Emissões
140g/km
0-100 km/h
11.4s
Vel. Máx.
190km/h
Peso
1410kg
Preço
22,600€
Resumo técnico
Gasolina
Manual 6v
FWD
5 / 5 portas
437 L
60 L
97 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Renault Scénic Bose Edition Energy TCe 130 · 132 CV (2014-2016)
Descrição geral
O Renault Scenic Bose Edition Energy TCe 130 de 2013 é um monovolume que, apesar dos anos, continua a oferecer uma proposta interessante para as famílias. Com o seu motor a gasolina de 132 CV e uma caixa de velocidades manual de 6 velocidades, promete um equilíbrio entre desempenho e eficiência. O seu design, embora já não seja o mais moderno, mantém uma estética funcional e agradável, enquanto a edição Bose sugere um foco na qualidade de som e no conforto a bordo.
Experiência de condução
Ao volante, o Scenic Bose Edition Energy TCe 130 sente-se ágil para o seu tamanho. O motor de 132 CV responde com desenvoltura, especialmente na gama média de rotações, tornando as ultrapassagens e a condução em estrada fluidas. A direção assistida elétrica é precisa e sensível à velocidade, o que facilita as manobras na cidade e proporciona confiança em vias rápidas. A suspensão, tipo McPherson à frente e de roda tirada com elemento torsional atrás, filtra bem as irregularidades do terreno, oferecendo uma viagem confortável para todos os ocupantes. A aceleração de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos não é de tirar o fôlego, mas é suficiente para o uso familiar. O consumo combinado de 6,2 l/100km é razoável para um veículo destas características e idade.
Design e estética
O design exterior do Renault Scenic de 2013, na sua versão Bose Edition, apresenta linhas suaves e uma silhueta que prioriza a habitabilidade. Embora não seja um carro que procure a desportividade, a sua frente com a grelha característica da Renault e os faróis bem integrados conferem-lhe uma presença amigável. As jantes de 17 polegadas com pneus 205/55 R17 contribuem para uma estética equilibrada. No interior, a funcionalidade é a chave, com um painel de instrumentos bem organizado e materiais que, sem serem luxuosos, cumprem o seu cometido. A configuração de 5 portas e 5 lugares, juntamente com uma bagageira que oscila entre 437 e 522 litros, torna-o um companheiro ideal para o dia a dia familiar.
Tecnologia e características
No apartado tecnológico, o Renault Scenic Bose Edition Energy TCe 130 de 2013 incorpora elementos que, para a sua época, eram bastante avançados. O sistema de injeção direta, turbo e intercooler no motor a gasolina otimiza a combustão e o desempenho. A direção assistida elétrica com sensibilidade à velocidade melhora a experiência de condução. Embora não se detalhem sistemas de infoentretenimento específicos, a denominação 'Bose Edition' sugere um sistema de som de alta qualidade, o que sem dúvida enriquece a experiência a bordo. O sistema Stop&Start é um bom acréscimo para a eficiência em ambientes urbanos, reduzindo o consumo e as emissões.
Concorrência
No seu segmento, o Renault Scenic Bose Edition Energy TCe 130 competiu com monovolumes compactos como o Citroën C4 Picasso, o Ford C-Max, o Opel Zafira e o Volkswagen Touran. Cada um oferecia as suas próprias vantagens em termos de espaço, modularidade ou equipamento. O Scenic destacava-se pelo seu conforto de marcha, o seu design interior prático e, nesta versão, pela qualidade do seu sistema de som.
Conclusão
O Renault Scenic Bose Edition Energy TCe 130 de 2013 é um monovolume que, apesar do passar do tempo, continua a ser uma opção muito válida para quem procura um veículo familiar prático, confortável e com um bom equilíbrio entre prestações e consumo. O seu motor a gasolina de 132 CV oferece uma resposta adequada, e o seu design interior está pensado para a vida em família. A edição Bose adiciona um toque de distinção no apartado de áudio. É um carro que cumpre com as expectativas de um veículo familiar, oferecendo uma viagem prazerosa e funcional.




