Renault Mégane Coupé-Cabrio Dynamique dCi 110 FAP · 110 CV (2010)

2010
Gasóleo
FWD
Manual 6v

Especificaciones y análisis del Renault Mégane

Potência

110CV

Torque

240Nm

Consumo

5.1l/100

Emissões

133g/km

0-100 km/h

11.8s

Vel. Máx.

190km/h

Peso

1585kg

Preço

26,600

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 6v

Tração

FWD

Lugares

4 / 2 portas

Porta-malas

417 L

Tanque

60 L

Potência

81 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima110 CV / 81 kW
Torque máximo240 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque60 L
Porta-malas417 L

Análise detalhada do Renault Mégane Coupé-Cabrio Dynamique dCi 110 FAP · 110 CV (2010)

Descrição geral

O Renault Mégane Coupé-Cabriolet de 2010, na sua versão Dynamique dCi 110 FAP, apresenta-se como uma opção atraente para quem procura a versatilidade de um descapotável com a praticidade de um coupé. Com um preço de 26.600 euros no seu lançamento, este modelo oferecia uma combinação interessante de estilo, eficiência e um toque de liberdade ao ar livre. O seu motor diesel de 1.5 litros e 110 CV prometia um consumo contido e um desempenho adequado para o dia a dia e escapadelas.

Experiência de condução

Conduzir o Mégane Coupé-Cabriolet é uma experiência dual. Com o tejadilho colocado, sente-se como um coupé compacto, com uma insonorização razoável e uma condução confortável. No entanto, a verdadeira magia acontece ao descapotar. O vento no cabelo e o sol na cara transformam cada trajeto numa aventura. O motor dCi de 110 CV, embora não seja um desperdício de potência, oferece um binário de 240 Nm a baixas rotações que permite uma resposta ágil na cidade e uma boa capacidade de recuperação em estrada. A direção assistida elétrica e a suspensão McPherson dianteira contribuem para uma sensação de controlo e conforto, embora não seja um carro concebido para uma condução puramente desportiva. A aceleração de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e uma velocidade máxima de 190 km/h são números corretos para o seu segmento e foco.

Design e estética

O design do Mégane Coupé-Cabriolet de 2010 é elegante e fluido, tanto com o tejadilho rígido rebatível desdobrado como recolhido. A linha de cintura ascendente e os faróis alongados conferem-lhe uma personalidade distintiva. Com o tejadilho guardado, a sua silhueta torna-se mais esguia e desportiva, convidando a desfrutar do bom tempo. As dimensões de 4485 mm de comprimento, 1811 mm de largura e 1434 mm de altura, juntamente com uma distância entre eixos de 2609 mm, conferem-lhe uma presença equilibrada. As jantes de 17 polegadas com pneus 205/50 R17 complementam a sua estética. O interior, embora funcional, beneficia da sensação de amplitude proporcionada pelo tejadilho aberto, e a bagageira de 417 litros é surpreendentemente generosa para um cabriolet.

Tecnologia e características

No capítulo tecnológico, o Mégane Coupé-Cabriolet de 2010 incorporava elementos que procuravam melhorar a experiência de condução e o conforto. O motor 1.5 dCi com injeção direta por conduta comum, turbo de geometria variável e intercooler, juntamente com o filtro de partículas (FAP), refletia o compromisso da Renault com a eficiência e a redução de emissões. A caixa de velocidades manual de 6 velocidades permitia um bom aproveitamento do motor. Embora não contasse com as últimas inovações em conectividade de hoje em dia, oferecia o necessário para a época, como um sistema de áudio e climatização. A direção assistida elétrica e os travões de disco ventilados dianteiros e maciços traseiros asseguravam uma resposta adequada na condução diária.

Concorrência

Na sua época, o Renault Mégane Coupé-Cabriolet competia num segmento com opções como o Peugeot 308 CC, o Volkswagen Eos ou o Ford Focus CC. Cada um oferecia a sua própria interpretação do conceito coupé-cabrio, com diferenças no design, motorizações e equipamento. O Mégane distinguia-se pelo seu equilíbrio entre conforto, design e um preço competitivo, especialmente nesta versão diesel que oferecia um consumo muito ajustado face aos seus rivais a gasolina ou diesel de maior cilindrada.

Conclusão

O Renault Mégane Coupé-Cabriolet Dynamique dCi 110 FAP de 2010 é um carro que convida a desfrutar da estrada de uma maneira diferente. A sua capacidade de se transformar de um coupé elegante para um descapotável em questão de segundos torna-o um companheiro ideal para quem valoriza a versatilidade e o prazer de conduzir ao ar livre. Com um consumo combinado de 5,1 l/100km e emissões de CO2 de 133 g/km, era uma opção eficiente para a sua categoria. Embora não seja um carro de altas prestações, o seu motor diesel oferece um desempenho suficiente e uma fiabilidade comprovada, fazendo deste Mégane uma escolha sensata e emocional ao mesmo tempo.