Especificaciones y análisis del Mahindra Goa
Potência
116CV
Torque
270Nm
Consumo
10.2l/100
Emissões
268g/km
0-100 km/h
-s
Vel. Máx.
-km/h
Peso
1865kg
Preço
20,563€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 5v
RWD
5 / 5 portas
- L
55 L
85 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Mahindra Goa 4x2 GLX · 116 CV (2010-2012)
Descrição geral
O Mahindra Goa é mais do que um simples veículo; é uma declaração de princípios vinda da Índia. Num mundo de SUVs refinados e tecnológicos, este todo-o-terreno apresenta-se como uma besta de trabalho, um companheiro robusto e honesto projetado para a aventura e o esforço, não para o asfalto polido da cidade. A sua essência é a de um carro de outra era, forjado em aço e com um coração a diesel que bate com força.
Experiência de condução
Estar ao volante do Goa é uma experiência visceral e autêntica. Sente-se cada vibração do motor diesel de 2.6 litros, um propulsor que entrega a sua força com convicção a baixas rotações, ideal para superar obstáculos. Não procure acelerações fulminantes nem uma condução em curva refinada; aqui o que importa é a pura conexão com a mecânica. A suspensão de eixo rígido traseiro e o seu chassi robusto comunicam cada imperfeição do terreno, transmitindo uma sensação de controlo e capacidade inigualável em estradas danificadas, embora sacrifique o conforto na autoestrada.
Design e estética
O seu design é uma ode à funcionalidade. As formas são quadradas, imponentes e sem concessões à moda. Cada linha e cada ângulo gritam durabilidade e propósito. Não há ornamentos supérfluos, apenas uma carroçaria elevada e robusta que inspira confiança. Por dentro, a filosofia é a mesma: plásticos duros, controlos simples e um espaço pensado para resistir ao tratamento mais exigente. É um design que não procura encantar à primeira vista, mas sim ganhar respeito com o passar dos quilómetros e das dificuldades.
Tecnologia e características
A tecnologia no Mahindra Goa é deliberadamente escassa. O seu maior avanço é um sistema de injeção direta common-rail que moderniza o seu robusto motor diesel. Para além disso, é um veículo analógico num mundo digital. Carece das ajudas à condução, dos ecrãs táteis e dos sistemas de segurança que hoje consideramos garantidos. Esta simplicidade mecânica é a sua maior virtude e o seu principal defeito: menos coisas que podem avariar, mas também uma experiência de condução e segurança ancorada no passado.
Concorrência
Na sua época, o Goa não competia com os SUVs urbanos, mas com outros titãs do trabalho e da aventura. Media-se com veículos como as versões mais básicas de pick-ups ou todo-o-terrenos puros como o Suzuki Jimny ou até modelos em segunda mão de lendas como o Land Rover Defender ou o Toyota Land Cruiser. A sua verdadeira concorrência eram aqueles veículos que, como ele, priorizavam a robustez e um baixo preço de aquisição em detrimento de qualquer tipo de luxo ou refinamento.
Conclusão
O Mahindra Goa é uma escolha do coração, não da razão. É um veículo para quem procura uma ferramenta fiável e capaz, um companheiro de trabalho que nunca o abandonará no pior momento. O seu caráter rude e a sua sede de combustível são o preço a pagar por uma autenticidade e robustez que já não existem. Não é um carro para todos, mas para o seu dono ideal, torna-se uma máquina insubstituível e cheia de alma.




