Lotus Elise R · 192 CV (2010-2012)

2011
Gasolina
RWD
Manual 6v
Lotus Elise - Vista 1
Lotus Elise - Vista 2
Lotus Elise - Vista 3
Lotus Elise - Vista 4

Especificaciones y análisis del Lotus Elise

Potência

192CV

Torque

180Nm

Consumo

8.2l/100

Emissões

196g/km

0-100 km/h

5.4s

Vel. Máx.

222km/h

Peso

935kg

Preço

49,589

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Manual 6v

Tração

RWD

Lugares

2 / 2 portas

Porta-malas

112 L

Tanque

40 L

Potência

141 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima192 CV / 141 kW
Torque máximo180 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque40 L
Porta-malas112 L

Análise detalhada do Lotus Elise R · 192 CV (2010-2012)

Descrição geral

O Lotus Elise R de 2011 não é apenas um carro; é uma declaração de princípios. Numa era em que a tecnologia e o conforto muitas vezes diluem a experiência de condução, o Elise mantém-se fiel à filosofia do seu fundador, Colin Chapman: 'Simplifique e depois adicione leveza'. Este dois lugares é a personificação da pureza automóvel, um destilado de velocidade, agilidade e uma ligação direta entre o condutor, a máquina e o asfalto.

Experiência de condução

Conduzir o Elise R é uma experiência visceral que bombardeia os sentidos. O motor Toyota de 1.8 litros uiva até às 7800 rpm mesmo atrás da sua cabeça, uma banda sonora mecânica e viciante. Cada mudança da precisa caixa manual de 6 velocidades é um ato deliberado e satisfatório. A direção, sem assistência, transmite cada textura do asfalto diretamente para as palmas das suas mãos. Pesando apenas 935 kg, a sua agilidade é quase telepática; o carro não vira, ele pivota à sua volta, criando uma simbiose que o faz sentir-se parte integrante do chassis.

Design e estética

O seu design é uma consequência direta do seu propósito. As linhas do Elise R são fluidas e aerodinâmicas, esculpidas pelo vento para gerar aderência. É incrivelmente baixo e compacto, uma silhueta inconfundível que grita agilidade mesmo parado. No interior, o minimalismo é lei: o alumínio do chassis está exposto, os bancos são de competição e encontrará apenas os controlos estritamente necessários. Não há espaço para o supérfluo; cada elemento está lá para servir a condução.

Tecnologia e características

A tecnologia do Elise R não reside em ecrãs táteis ou assistentes de condução, mas na sua brilhante engenharia mecânica. O seu coração é um chassis de alumínio extrudido e colado, uma obra de arte que proporciona uma rigidez excecional com um peso ridiculamente baixo. A suspensão de duplo braço em ambos os eixos, típica de carros de corrida, garante um controlo e uma aderência impecáveis. A verdadeira tecnologia aqui é a pureza: a ausência de filtros eletrónicos para oferecer a experiência mais autêntica possível.

Concorrência

Encontrar rivais diretos para uma proposta tão radical é complicado. Um Porsche Boxster ou Cayman da época oferece um desempenho semelhante, mas com uma abordagem muito mais refinada, confortável e pesada; são grand tourers em comparação. Talvez os seus verdadeiros concorrentes espirituais sejam máquinas igualmente puristas como um Caterham Seven, embora o Elise ofereça um nível de usabilidade diária ligeiramente superior. É um carro que joga na sua própria liga, a dos desportivos intransigentes.

Conclusão

O Lotus Elise R é uma máquina de emoções puras, um antídoto para o tédio automobilístico. É exigente, barulhento e impraticável para o dia a dia, mas para quem procura a ligação mais íntima e gratificante com a estrada, não há nada igual. Não é um carro que se escolhe com a cabeça, mas com o coração. É uma experiência inesquecível que lhe lembra porque é apaixonado por conduzir, um clássico moderno desde o dia em que saiu da fábrica.