Especificaciones y análisis del Land Rover Range Rover Evoque
Potência
190CV
Torque
420Nm
Consumo
5.7l/100
Emissões
149g/km
0-100 km/h
10s
Vel. Máx.
200km/h
Peso
1745kg
Preço
49,200€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 6v
AWD
4 / 3 portas
550 L
60 L
140 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Land Rover Range Rover Evoque Coupé SD4 190 CV 4x4 Prestige (2011-2012)
Descrição geral
O Range Rover Evoque de 2011 não foi apenas um carro, foi uma declaração de intenções. A Land Rover quebrou todos os moldes ao lançar um SUV que parecia saído diretamente de um salão automóvel, um veículo que fundia luxo e capacidade todo-o-terreno com um design de cortar a respiração e que, da noite para o dia, se tornou um objeto de desejo.
Experiência de condução
Ao volante, o Evoque sente-se sólido e poderoso. O motor diesel de 190 cv e o seu generoso binário de 420 Nm empurram com força desde baixas rotações, transmitindo uma sensação de controlo e segurança absolutos. A tração 4x4 convida-o a não temer nenhuma condição climática, enquanto a suspensão, firme mas confortável, filtra as irregularidades do asfalto sem perder a compostura. É uma experiência de condução que o envolve numa bolha de luxo e capacidade, fazendo-o sentir-se invencível.
Design e estética
É impossível falar do Evoque sem se render à sua estética. A sua silhueta de coupé, com a linha de cintura ascendente e o tejadilho flutuante, foi uma autêntica revolução que continua a virar cabeças até hoje. Cada linha e cada superfície são esculpidas para provocar uma emoção. No interior, o ambiente é minimalista e requintado, com materiais de alta qualidade e uma atenção ao detalhe que o lembra constantemente que está num veículo premium. É arte em movimento.
Tecnologia e características
Para a sua época, o Evoque oferecia um arsenal tecnológico focado no conforto e na experiência do utilizador. Contava com um sistema de infoentretenimento avançado, direção assistida elétrica e o eficiente sistema Stop/Start. No entanto, a sua verdadeira joia tecnológica residia no sistema de tração integral com Terrain Response, que permitia adaptar o comportamento do carro a diferentes superfícies com apenas um girar de um botão, demonstrando que a sua beleza não era apenas superficial.
Concorrência
No seu lançamento, o Evoque enfrentou rivais consolidados como o BMW X1 e o Audi Q3. No entanto, enquanto os alemães apostavam na sobriedade e na praticidade, o Evoque jogava na sua própria liga, a do design e da exclusividade. Competia mais no terreno emocional, atraindo um público que procurava diferenciar-se e que valorizava o estilo acima de tudo.
Conclusão
O Range Rover Evoque de primeira geração é mais do que um SUV; é um ícone do design automóvel do século XXI. Um carro que se compra com o coração, que o apaixona pela sua aparência e o convence pela sua qualidade de condução e espírito aventureiro. Representa a audácia de uma marca que se atreveu a sonhar e a transformar esse sonho numa emocionante realidade sobre rodas.
