Especificaciones y análisis del Land Rover Range Rover Evoque
Potência
190CV
Torque
420Nm
Consumo
5.7l/100
Emissões
149g/km
0-100 km/h
10s
Vel. Máx.
200km/h
Peso
1745kg
Preço
48,300€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 6v
AWD
4 / 3 portas
550 L
60 L
140 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Land Rover Range Rover Evoque Coupé SD4 190 CV 4x4 Dynamic (2011-2012)
Descrição geral
O Range Rover Evoque de 2011 não foi apenas um carro, foi uma declaração de intenções. A Land Rover quebrou todos os moldes ao fundir a robustez de um todo-o-terreno de luxo com a silhueta arrojada e passional de um coupé. Este veículo não só inaugurou um novo segmento, como se tornou instantaneamente um ícone de design e desejo, um objeto que transcendia o automobilismo para roçar a arte.
Experiência de condução
Ao volante, o Evoque SD4 de 190 cv parece poderoso e cheio de binário. Os seus 420 Nm empurram com força desde baixas rotações, transmitindo uma sensação de controlo e capacidade absolutos. A tração 4x4 permanente ancora-o ao asfalto com uma segurança imperturbável, enquanto a suspensão, firme mas confortável, o isola do mundo exterior sem o desligar da estrada. É um carro que o convida a devorar quilómetros, seja numa autoestrada ou num caminho de terra, sempre envolto numa aura de sofisticação e aventura.
Design e estética
O seu design é, simplesmente, espetacular. Uma obra-prima que parece um protótipo escapado de um salão automóvel. A linha de cintura ascendente, o tejadilho flutuante que desce drasticamente e as jantes de 19 polegadas a emoldurar cavas das rodas musculadas criam uma imagem agressiva e elegante. Por dentro, a sensação de luxo é palpável, com materiais de alta qualidade e um posto de condução que o abraça, combinando a desportividade com a posição de domínio típica de um SUV.
Tecnologia e características
Para a sua época, o Evoque estava na vanguarda. Estava equipado com o avançado sistema Terrain Response da Land Rover, que adaptava a resposta do carro a diferentes superfícies com um simples girar de um seletor. A direção assistida elétrica, o sistema Stop/Start para melhorar a eficiência e um ecrã central para o infoentretenimento faziam parte do seu equipamento. Sob o capô, o motor diesel com injeção direta common-rail e turbo de geometria variável representava uma mecânica moderna e eficaz.
Concorrência
No seu lançamento, o Evoque enfrentou rivais premium como o BMW X1 e o Audi Q3. No entanto, nenhum deles conseguia competir com a sua arma secreta: um design arrebatador e uma capacidade todo-o-terreno herdada diretamente do ADN da Land Rover. Enquanto os seus concorrentes eram excelentes SUV de asfalto, o Evoque oferecia um pacote completo de estilo, luxo e autêntica polivalência, criando uma categoria própria.
Conclusão
O Range Rover Evoque Coupé foi muito mais do que um sucesso de vendas; foi um fenómeno cultural. Demonstrou que um SUV podia ser emocionante, belo e desejável sem sacrificar a funcionalidade ou o luxo. É um carro que se compra com o coração, uma peça de design que, mais de uma década depois, continua a virar cabeças e a evocar uma sensação de modernidade e exclusividade inigualável. Um antes e um depois na história do automóvel.
