Especificaciones y análisis del Land Rover Range Rover Evoque
Potência
150CV
Torque
420Nm
Consumo
5.7l/100
Emissões
149g/km
0-100 km/h
10.8s
Vel. Máx.
185km/h
Peso
1745kg
Preço
36,900€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 6v
AWD
4 / 3 portas
550 L
60 L
110 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Land Rover Range Rover Evoque Coupé TD4 150 CV 4x4 Pure (2011-2012)
Descrição geral
O Range Rover Evoque de 2011 não foi apenas um carro, foi uma declaração de intenções. A Land Rover quebrou todos os moldes para criar um SUV coupé que fundia o luxo e a capacidade todo-o-terreno da marca com um design vanguardista e urbano. Este modelo redefiniu o segmento e tornou-se instantaneamente um objeto de desejo, atraindo uma nova geração de condutores que procuravam estilo sem renunciar à substância.
Experiência de condução
Ao volante, o Evoque sente-se sólido e equilibrado. O seu motor diesel de 150 cv e um generoso binário de 420 Nm oferece uma resposta forte e competente, ideal para viajar com total tranquilidade. Apesar do seu peso, a suspensão funciona maravilhosamente para proporcionar um conforto de condução excecional, filtrando as irregularidades com uma suavidade própria de um Range Rover. A tração 4x4 permanente e a caixa manual de 6 velocidades transmitem uma sensação de controlo e segurança total, seja em asfalto molhado ou numa escapadela fora de estrada. Não é um desportivo, mas a sua condução é uma experiência refinada e agradável.
Design e estética
O design é a sua alma e o seu maior argumento. A silhueta de coupé, com a sua linha de cintura ascendente e o seu tejadilho flutuante, foi uma autêntica revolução que continua a virar cabeças por onde passa. Cada linha e cada superfície transmitem tensão e dinamismo. Esta versão de três portas acentua ainda mais o seu caráter desportivo e arrojado. Por dentro, o habitáculo envolve-o numa atmosfera premium, com materiais de qualidade e um design minimalista e elegante que o faz sentir-se num veículo especial, mesmo nesta versão de entrada Pure.
Tecnologia e características
Para a sua época, o Evoque estava na vanguarda. Incorporava tecnologias como o sistema Stop/Start para melhorar a eficiência na cidade e uma direção assistida elétrica que lhe conferia agilidade. O coração do sistema era o seu motor diesel com injeção direta common-rail, que alcançava um bom equilíbrio entre desempenho e consumo. Embora o seu sistema de infoentretenimento possa parecer simples hoje em dia, em 2011 era moderno e funcional. E, claro, sob a pele esconde-se o ADN da Land Rover, com um sistema de tração integral inteligente capaz de enfrentar condições adversas com uma confiança avassaladora.
Concorrência
No seu lançamento, o Evoque enfrentou rivais consolidados como o Audi Q3 e o BMW X1. Enquanto os alemães apostavam na sobriedade, na eficiência e no dinamismo em estrada, o Evoque jogava noutra liga: a do design e da emoção. Nenhum dos seus concorrentes conseguia igualar o seu impacto visual nem a sua herança todo-o-terreno, tornando-o uma alternativa única para quem procurava diferenciar-se e sentir que conduzia algo mais do que um simples SUV premium.
Conclusão
O Range Rover Evoque de primeira geração é mais do que um carro; é um ícone do design automóvel do século XXI. É um veículo que se compra com o coração, seduzido por uma estética que marcou um antes e um depois. Felizmente, essa beleza exterior é apoiada por uma experiência de condução confortável, segura e refinada, digna do emblema que ostenta. Foi, e continua a ser, a prova de que se pode ter um SUV capaz, luxuoso e espetacularmente belo, tudo no mesmo pacote.
