Especificaciones y análisis del Land Rover Range Rover Evoque
Potência
150CV
Torque
420Nm
Consumo
6.4l/100
Emissões
169g/km
0-100 km/h
9.6s
Vel. Máx.
182km/h
Peso
1760kg
Preço
50,600€
Resumo técnico
Gasóleo
Automático 6v
AWD
4 / 3 portas
550 L
60 L
110 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Land Rover Range Rover Evoque Coupé TD4 150 CV 4x4 Prestige Aut. (2011-2012)
Descrição geral
O Range Rover Evoque de 2011 não foi apenas um carro, foi uma declaração de intenções que abalou os alicerces do segmento de SUVs premium. A Land Rover ousou lançar um veículo que parecia saído diretamente de um salão automóvel, um 'concept car' para a rua que fundia o luxo da Range Rover com um tamanho compacto e um design espetacularmente arrojado, especialmente nesta carroçaria Coupé.
Experiência de condução
Ao volante, o Evoque transmite uma sensação de solidez e controlo absolutos. Os seus 150 CV e o generoso binário de 420 Nm movem o conjunto com competência, sem aspirações desportivas, mas com uma resposta forte e segura. A tração 4x4 e a caixa automática de 6 velocidades convidam-no a sentir-se invulnerável, seja na selva urbana ou numa escapadela por estradas de terra. A posição de condução elevada domina a estrada e a estabilidade do chassis inspira uma confiança que o faz sentir que pode ir a qualquer lado.
Design e estética
O design é a sua alma e o seu maior argumento. A carroçaria Coupé é uma escultura em movimento, com uma linha de cintura ascendente que se encontra com um tejadilho descendente, criando uma silhueta dramática e musculada. Cada ângulo grita modernidade e exclusividade. No interior, a paixão continua com um ambiente minimalista e luxuoso, onde materiais de alta qualidade envolvem um espaço tecnológico que o recebe com detalhes únicos como o seletor de velocidades rotativo que emerge ao arrancar. É uma experiência que o faz sentir-se especial.
Tecnologia e características
Para a sua época, o Evoque era uma montra tecnológica. Para além do seu sofisticado sistema de tração integral Terrain Response, que adapta o carro a diferentes superfícies, oferecia uma direção assistida elétrica muito precisa e um equipamento de conforto e entretenimento de primeira linha. O ecrã central e o painel de instrumentos digital davam um toque vanguardista, complementado por sistemas de assistência à condução que o colocavam na vanguarda da sua categoria.
Concorrência
No seu lançamento, enfrentou rivais alemães bem estabelecidos como o BMW X1 e o Audi Q3. Enquanto os seus concorrentes apostavam numa dinâmica de condução mais focada no asfalto e num design mais conservador, o Evoque jogava noutra liga. Oferecia uma capacidade todo-o-terreno superior herdada da Land Rover e, acima de tudo, um design e uma exclusividade que o tornavam um objeto de desejo, um carro escolhido tanto com a cabeça como com o coração.
Conclusão
O Range Rover Evoque Coupé de 2011 é mais do que um SUV; é um ícone do design automóvel do século XXI. Conseguiu a proeza de encapsular o espírito de luxo e aventura da Range Rover num formato mais acessível e urbano, sem perder um pingo do seu carisma. É um carro que apaixona pela sua estética e convence pela sua qualidade e versatilidade. Uma compra emocional que, uma década depois, continua a virar cabeças e a sentir-se incrivelmente atual.
