Land Rover Range Rover Evoque 5p eD4 150 CV 4x2 Prestige (2011-2012)

2011
Gasóleo
FWD
Manual 6v
Land Rover Range Rover Evoque - Vista 1
Land Rover Range Rover Evoque - Vista 2
Land Rover Range Rover Evoque - Vista 3
Land Rover Range Rover Evoque - Vista 4

Especificaciones y análisis del Land Rover Range Rover Evoque

Potência

150CV

Torque

420Nm

Consumo

5l/100

Emissões

133g/km

0-100 km/h

11.2s

Vel. Máx.

180km/h

Peso

1700kg

Preço

43,300

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

575 L

Tanque

60 L

Potência

110 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima150 CV / 110 kW
Torque máximo420 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque60 L
Porta-malas575 L

Análise detalhada do Land Rover Range Rover Evoque 5p eD4 150 CV 4x2 Prestige (2011-2012)

Descrição geral

O Range Rover Evoque de 2011 não foi apenas um carro, foi uma declaração de intenções. A Land Rover quebrou todos os moldes do segmento de SUVs compactos, apresentando um veículo que parecia um protótipo recém-escapado de um salão do automóvel. A sua chegada redefiniu o conceito de luxo e design, criando um ícone instantâneo que cativou o mundo inteiro e forçou a concorrência a reagir.

Experiência de condução

Ao volante, este Evoque com motor a diesel de 150 cv e tração dianteira sente-se ágil e surpreendentemente estável no asfalto. Não é um desportivo, mas o seu motor entrega um torque generoso desde baixas rotações, ideal para o dia a dia e viagens longas com um consumo contido. A suspensão filtra bem as irregularidades, oferecendo um conforto de condução digno de um Range Rover, embora a sua configuração 4x2 nos lembre que o seu habitat natural é a selva de asfalto, não o campo.

Design e estética

O seu design é pura emoção. A linha do tejadilho descendente, a linha de cintura ascendente e as cavas das rodas musculosas conferem-lhe uma aparência de coupé desportivo sobre uma plataforma elevada. É uma escultura em movimento. Por dentro, o acabamento Prestige eleva a experiência com materiais de alta qualidade e um ambiente luxuoso e envolvente, embora o espaço nos bancos traseiros e a visibilidade sejam comprometidos no altar do estilo.

Tecnologia e características

Para a sua época, o Evoque estava bem equipado. Contava com elementos como o sistema Stop/Start para melhorar a eficiência, uma direção assistida elétrica e um ecrã central para o sistema de infoentretenimento. Embora hoje possa parecer algo antiquado, em 2011 representou um salto tecnológico importante, integrando comodidades que definiam o seu status premium e tornavam a vida a bordo mais simples e prazerosa.

Concorrência

No seu lançamento, o Evoque enfrentou rivais alemães bem estabelecidos como o Audi Q3 e o BMW X1. Enquanto estes competiam em praticidade e dinâmica de condução, o Evoque jogava na sua própria liga, a do design e da exclusividade. Nenhum dos seus concorrentes conseguia igualar o seu impacto visual nem a aura de prestígio que emanava da marca Land Rover.

Conclusão

O Range Rover Evoque de primeira geração é uma compra passional. É um carro que se escolhe com o coração, seduzido por uma estética intemporal que continua a virar cabeças. Apesar dos seus compromissos em espaço e do seu foco urbano nesta versão 4x2, oferece uma experiência de condução refinada e um status inegável. Foi, e continua a ser, um marco do design automóvel.