Especificaciones y análisis del Land Rover Range Rover Evoque
Potência
150CV
Torque
420Nm
Consumo
4.9l/100
Emissões
129g/km
0-100 km/h
11.2s
Vel. Máx.
180km/h
Peso
1670kg
Preço
44,670€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 6v
FWD
4 / 3 portas
550 L
60 L
110 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Land Rover Range Rover Evoque Coupé eD4 150 CV 4x2 Dynamic (2012-2013)
Descrição geral
O Range Rover Evoque de 2011 não foi apenas um carro, foi uma declaração de intenções que abalou os alicerces do segmento SUV. Um protótipo tornado realidade que fundia o luxo da Range Rover com a audácia de um coupé desportivo. Esta versão eD4 com motor diesel de 150 CV e tração dianteira apresentava-se como a porta de entrada para o sonho, priorizando o estilo e a eficiência para conquistar a cidade com uma presença inigualável.
Experiência de condução
Ao volante, o motor diesel de 150 CV e o seu generoso binário de 420 Nm proporcionam uma resposta forte e serena desde baixas rotações, perfeita para uma condução descontraída e ultrapassagens seguras. Não é um desportivo, mas o seu chassis ágil e uma direção precisa transmitem uma surpreendente sensação de controlo e estabilidade. Sente-se sólido, plantado no asfalto, isolando-o do exterior numa bolha de conforto e luxo, fazendo com que cada viagem pareça uma ocasião especial.
Design e estética
O design é a alma e o coração do Evoque. A sua silhueta de coupé, com a linha de cintura ascendente e o tejadilho flutuante, foi uma autêntica revolução que continua a virar cabeças por onde passa. É uma escultura em movimento, musculada e elegante ao mesmo tempo. O interior é uma extensão dessa promessa, com materiais de alta qualidade, um minimalismo requintado e detalhes teatrais como o seletor de velocidades rotativo que emerge ao arrancar. Sentar-se no interior é uma experiência que o envolve numa atmosfera de sofisticação e modernidade.
Tecnologia e características
Para a sua época, o Evoque oferecia um notável arsenal tecnológico. O ecrã tátil central, embora não tão rápido como os atuais, era o centro de um sistema de infoentretenimento completo. Podia ser equipado com um sistema de som Meridian de alta fidelidade, câmaras de visão 360 graus e assistentes de estacionamento que o colocavam na vanguarda. A tecnologia não era um mero acréscimo, mas uma parte integrante da experiência premium que prometia e entregava.
Concorrência
O Evoque criou o seu próprio segmento, mas se olharmos para os seus concorrentes, enfrentava gigantes como o BMW X1, que oferecia uma condução mais desportiva, e o Audi Q3, com a sua qualidade de construção irrepreensível e uma abordagem mais conservadora. No entanto, nenhum conseguia competir com o fator emocional e o impacto visual do Evoque. Era o carro para quem não procurava apenas um SUV premium, mas uma peça de design com a qual se identificar.
Conclusão
O Range Rover Evoque Coupé eD4 é um ícone intemporal. Um veículo que demonstrou que um SUV podia ser emocionante, belo e desejável. Esta versão de entrada, com o seu foco na eficiência, democratizou o luxo e o design de vanguarda. Não é o mais prático nem o mais rápido, mas compensa com uma personalidade avassaladora e a capacidade de o fazer sentir-se único. É uma compra feita com o coração, um capricho inteligente que continua a ser relevante e espetacular.




