Land Rover Range Rover Evoque Coupé eD4 150 CV 4x2 Dynamic (2012-2013)

2011
Gasóleo
FWD
Manual 6v
Land Rover Range Rover Evoque - Vista 1
Land Rover Range Rover Evoque - Vista 2
Land Rover Range Rover Evoque - Vista 3
Land Rover Range Rover Evoque - Vista 4

Especificaciones y análisis del Land Rover Range Rover Evoque

Potência

150CV

Torque

420Nm

Consumo

4.9l/100

Emissões

129g/km

0-100 km/h

11.2s

Vel. Máx.

180km/h

Peso

1670kg

Preço

44,670

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 6v

Tração

FWD

Lugares

4 / 3 portas

Porta-malas

550 L

Tanque

60 L

Potência

110 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima150 CV / 110 kW
Torque máximo420 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque60 L
Porta-malas550 L

Análise detalhada do Land Rover Range Rover Evoque Coupé eD4 150 CV 4x2 Dynamic (2012-2013)

Descrição geral

O Range Rover Evoque de 2011 não foi apenas um carro, foi uma declaração de intenções que abalou os alicerces do segmento SUV. Um protótipo tornado realidade que fundia o luxo da Range Rover com a audácia de um coupé desportivo. Esta versão eD4 com motor diesel de 150 CV e tração dianteira apresentava-se como a porta de entrada para o sonho, priorizando o estilo e a eficiência para conquistar a cidade com uma presença inigualável.

Experiência de condução

Ao volante, o motor diesel de 150 CV e o seu generoso binário de 420 Nm proporcionam uma resposta forte e serena desde baixas rotações, perfeita para uma condução descontraída e ultrapassagens seguras. Não é um desportivo, mas o seu chassis ágil e uma direção precisa transmitem uma surpreendente sensação de controlo e estabilidade. Sente-se sólido, plantado no asfalto, isolando-o do exterior numa bolha de conforto e luxo, fazendo com que cada viagem pareça uma ocasião especial.

Design e estética

O design é a alma e o coração do Evoque. A sua silhueta de coupé, com a linha de cintura ascendente e o tejadilho flutuante, foi uma autêntica revolução que continua a virar cabeças por onde passa. É uma escultura em movimento, musculada e elegante ao mesmo tempo. O interior é uma extensão dessa promessa, com materiais de alta qualidade, um minimalismo requintado e detalhes teatrais como o seletor de velocidades rotativo que emerge ao arrancar. Sentar-se no interior é uma experiência que o envolve numa atmosfera de sofisticação e modernidade.

Tecnologia e características

Para a sua época, o Evoque oferecia um notável arsenal tecnológico. O ecrã tátil central, embora não tão rápido como os atuais, era o centro de um sistema de infoentretenimento completo. Podia ser equipado com um sistema de som Meridian de alta fidelidade, câmaras de visão 360 graus e assistentes de estacionamento que o colocavam na vanguarda. A tecnologia não era um mero acréscimo, mas uma parte integrante da experiência premium que prometia e entregava.

Concorrência

O Evoque criou o seu próprio segmento, mas se olharmos para os seus concorrentes, enfrentava gigantes como o BMW X1, que oferecia uma condução mais desportiva, e o Audi Q3, com a sua qualidade de construção irrepreensível e uma abordagem mais conservadora. No entanto, nenhum conseguia competir com o fator emocional e o impacto visual do Evoque. Era o carro para quem não procurava apenas um SUV premium, mas uma peça de design com a qual se identificar.

Conclusão

O Range Rover Evoque Coupé eD4 é um ícone intemporal. Um veículo que demonstrou que um SUV podia ser emocionante, belo e desejável. Esta versão de entrada, com o seu foco na eficiência, democratizou o luxo e o design de vanguarda. Não é o mais prático nem o mais rápido, mas compensa com uma personalidade avassaladora e a capacidade de o fazer sentir-se único. É uma compra feita com o coração, um capricho inteligente que continua a ser relevante e espetacular.