Especificaciones y análisis del Lancia Ypsilon
Potência
95CV
Torque
128Nm
Consumo
6.4l/100
Emissões
-g/km
0-100 km/h
10.4s
Vel. Máx.
175km/h
Peso
1055kg
Preço
15,548€
Resumo técnico
Gasolina
Automático 5v
FWD
4 / 3 portas
215 L
47 L
70 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Lancia Ypsilon 1.4 16V Platino DFN · 95 CV (2004-2006)
Descrição geral
O Lancia Ypsilon de 2003 não é um carro, é uma declaração de intenções. Num mar de utilitários clónicos, este pequeno italiano emerge como uma joia de design e distinção, um capricho para o dia a dia que apela diretamente ao coração e ao sentido de estética. É a elegância italiana concentrada em menos de quatro metros.
Experiência de condução
Conduzir o Ypsilon com o seu motor 1.4 de 95 CV e a caixa automática DFN é uma experiência suave e prazerosa, especialmente na cidade. Não procura recordes de velocidade, mas a sua agilidade é notável e responde com brio quando exigido. A direção elétrica é uma delícia para manobrar e o conforto de condução faz-te sentir que viajas num carro de categoria superior. É um carro que te mima e te faz sentir especial em cada viagem.
Design e estética
O seu design é a sua alma. As linhas curvas e fluidas, a icónica grelha da Lancia e esses faróis traseiros elevados criam uma silhueta inconfundível e intemporal. Por dentro, o espetáculo continua com um painel de design único, com a instrumentação no centro, e o uso de materiais como Alcantara que o elevam acima de qualquer rival generalista. Cada detalhe respira sofisticação e bom gosto.
Tecnologia e características
Para a sua época, o Ypsilon estava na vanguarda do seu segmento. A caixa robotizada DFN, 'Dolce Far Niente', permitia uma condução relaxada sem as penalizações das caixas automáticas tradicionais. Além disso, oferecia elementos como a direção com modo 'City' para um estacionamento sem esforço, climatizador automático e um sistema de som Bose opcional, tecnologias que o posicionavam como um autêntico utilitário de luxo.
Concorrência
A sua luta não era contra os utilitários de volume, mas contra os ícones de estilo. O seu principal rival era, sem dúvida, o MINI, outro carro que se comprava com o coração. Também enfrentava as versões mais equipadas de modelos como o Volkswagen Polo ou o Peugeot 206, mas o Ypsilon sempre jogou numa liga própria, a da exclusividade e do design puramente italiano.
Conclusão
O Lancia Ypsilon é uma escolha emocional, um carro para quem valoriza a beleza e a personalidade acima de tudo. É imperfeito, sim, mas o seu encanto é tão poderoso que os seus defeitos são facilmente perdoados. Foi, e continua a ser, um carro com uma alma imensa, uma pequena obra de arte rolante que te arranca um sorriso cada vez que o olhas ou o conduzes. Um clássico moderno.




