Especificaciones y análisis del Lamborghini Gallardo
Potência
570CV
Torque
540Nm
Consumo
13.5l/100
Emissões
319g/km
0-100 km/h
3.4s
Vel. Máx.
325km/h
Peso
-kg
Preço
232,844€
Resumo técnico
Gasolina
Automático 6v
AWD
2 / 2 portas
110 L
90 L
419 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Lamborghini Gallardo LP570-4 Superleggera Coupé e-gear · 570 CV (2011-2012)
Descrição geral
O Lamborghini Gallardo LP570-4 Superleggera não é apenas um carro, é uma declaração de intenções. Representa o culminar de uma era, uma versão mais leve, mais potente e mais selvagem do já icónico Gallardo, projetado para devorar o asfalto e arrepiar a pele de quem se atreve a domá-lo. É a pura essência da Lamborghini concentrada numa máquina de sonho.
Experiência de condução
Assumir o volante é uma experiência visceral. O rugido do motor V10 atmosférico de 5.2 litros logo atrás da sua cabeça é uma sinfonia mecânica que acelera o seu pulso. Cada mudança da transmissão e-gear é um golpe seco e preciso que o catapulta para a frente, atingindo os 100 km/h em brutais 3.4 segundos. A ligação com a estrada é total, sem filtros, sentindo cada textura do asfalto enquanto a tração integral lhe dá a confiança para libertar os seus 570 cavalos de fúria.
Design e estética
O seu design é uma obra de arte funcional e agressiva. As linhas afiadas e angulares, herança da marca, combinam-se com um uso extensivo de fibra de carbono para reduzir o peso e otimizar a aerodinâmica. A imponente asa traseira não é um mero adorno, mas uma promessa da força descendente que o manterá colado ao chão a velocidades vertiginosas. É impossível passar despercebido; a sua aparência é a de um caça a jato pronto para descolar.
Tecnologia e características
A engenharia por trás do Superleggera é sublime. O coração é o seu motor V10 de injeção direta que entrega 570 CV a 8000 rpm, um número que ainda hoje impressiona. O seu nome, 'Superleggera', significa 'superleve', e consegue-o graças ao uso massivo de fibra de carbono e alumínio. O sistema de tração integral permanente e os travões de disco ventilados garantem um controlo e uma capacidade de travagem à altura do seu desempenho estratosférico.
Concorrência
Na sua época, este puro-sangue italiano media-se com a elite do olimpo automobilístico. O seu rival mais direto e feroz era o Ferrari 458 Italia, com quem partilhava a filosofia de motor central e altas prestações. Outros concorrentes do calibre do Porsche 911 GT3 RS ou do emergente McLaren MP4-12C também tentaram ofuscá-lo, criando uma das batalhas mais emocionantes no segmento dos supercarros.
Conclusão
O Gallardo LP570-4 Superleggera é muito mais do que um carro rápido; é uma lenda, o canto do cisne dos supercarros analógicos e atmosféricos. Conduzi-lo é uma experiência inesquecível, uma torrente de emoções puras que o conecta com a máquina de uma forma que poucos carros modernos conseguem replicar. É uma peça de história, um futuro clássico que representa o auge da paixão automobilística.




