KTM X-Bow Clubsport · 241 CV (2009-2010)

2009
Gasolina
RWD
Manual 6v
KTM X-Bow - Vista 1
KTM X-Bow - Vista 2
KTM X-Bow - Vista 3
KTM X-Bow - Vista 4

Especificaciones y análisis del KTM X-Bow

Potência

241CV

Torque

310Nm

Consumo

7.9l/100

Emissões

189g/km

0-100 km/h

3.9s

Vel. Máx.

220km/h

Peso

927kg

Preço

77,060

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Manual 6v

Tração

RWD

Lugares

2 / - portas

Porta-malas

- L

Tanque

40 L

Potência

177 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima241 CV / 177 kW
Torque máximo310 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque40 L
Porta-malas0 L

Análise detalhada do KTM X-Bow Clubsport · 241 CV (2009-2010)

Descrição geral

O KTM X-Bow não é apenas um carro, é uma declaração de intenções. A lendária marca de motociclos lançou-se no asfalto de quatro rodas com uma criação radical, um veículo nascido para o puro prazer de conduzir no seu estado mais puro. É a essência de um carro de corrida homologado para a estrada, uma máquina que o conecta diretamente com o asfalto e a velocidade.

Experiência de condução

Estar ao volante do X-Bow é uma sobrecarga sensorial. A aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos esmaga-o contra o assento, um pontapé brutal graças aos seus meros 927 kg e 241 CV. Sem para-brisas, sem tejadilho, sem ajudas eletrónicas; sente o vento, ouve o rugido do motor turbo logo atrás da sua cabeça e percebe cada imperfeição da estrada através da direção. É uma experiência visceral, crua e viciante que redefine o significado de emoção ao volante.

Design e estética

O seu design é a honestidade feita forma. Não há um único painel que não cumpra uma função aerodinâmica ou estrutural. O chassis monocoque de fibra de carbono está exposto, uma obra de arte de engenharia que grita competição. Com as suas suspensões à vista e a sua silhueta afiada, parece um inseto futurista ou um monolugar de circuito. Não procura ser bonito, procura ser devastadoramente eficaz, e nessa pureza funcional reside a sua beleza magnética.

Tecnologia e características

A tecnologia do X-Bow não se encontra em ecrãs táteis, mas na sua alma de competição. O coração é o seu chassis monocoque de carbono, um componente exótico reservado para supercarros de elite. O motor, um fiável 2.0 TFSI de origem Audi, oferece um desempenho explosivo e um binário forte desde baixas rotações. Tudo, desde a suspensão de duplo triângulo aos travões de alto desempenho, está focado num único objetivo: ser o mais rápido e leve possível.

Concorrência

Encontrar um rival direto para o X-Bow é uma tarefa complexa, pois vive no seu próprio universo de extremismo. Veículos como o Lotus Elise ou o Caterham Seven aproximam-se em filosofia, mas o KTM leva a pureza a outro nível. Os seus verdadeiros concorrentes são máquinas igualmente radicais como o Ariel Atom ou o Radical SR3, carros que sacrificam qualquer vestígio de conforto no altar do desempenho e das sensações puras de circuito.

Conclusão

O KTM X-Bow é uma experiência inesquecível e uma das máquinas de condução mais puras alguma vez criadas. Não é um carro para o dia a dia, é um antídoto contra o tédio, uma arma de fim de semana que o recompensa com uma dose de adrenalina inigualável. É um veículo exigente que pede para ser pilotado, não conduzido, e em troca oferece uma ligação homem-máquina que muito poucos carros no mundo conseguem igualar.