KIA Sportage 2.0 CRDi VGT Drive 4x4 · 136 CV (2010-2011)

2010
Gasóleo
AWD
Manual 6v
KIA Sportage - Vista 1
KIA Sportage - Vista 2
KIA Sportage - Vista 3
KIA Sportage - Vista 4

Especificaciones y análisis del KIA Sportage

Potência

136CV

Torque

320Nm

Consumo

5.7l/100

Emissões

149g/km

0-100 km/h

11.3s

Vel. Máx.

181km/h

Peso

1600kg

Preço

27,264

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 6v

Tração

AWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

465 L

Tanque

58 L

Potência

100 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima136 CV / 100 kW
Torque máximo320 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque58 L
Porta-malas465 L

Análise detalhada do KIA Sportage 2.0 CRDi VGT Drive 4x4 · 136 CV (2010-2011)

Descrição geral

O KIA Sportage de 2010 não é apenas um carro, é a declaração de intenções de uma marca que decidiu conquistar a Europa. Com esta geração, o Sportage despiu-se de qualquer complexo, apresentando um SUV que cativava visualmente e convencia ao volante. Esta versão, com o seu motor diesel 2.0 CRDi de 136 cavalos e tração integral 4x4, representava o equilíbrio perfeito entre a aventura diária e a eficiência, um companheiro fiel pronto para qualquer desafio.

Experiência de condução

Assumir o volante deste Sportage é sentir uma solidez reconfortante. O motor diesel responde com decisão desde as baixas rotações graças ao seu generoso binário, fazendo com que cada ultrapassagem e cada entrada na via se sintam seguras e sem esforço. A caixa de velocidades manual de seis velocidades permite explorar o seu potencial, enquanto a tração integral proporciona um acréscimo de confiança incalculável quando o asfalto se complica ou o tempo não ajuda. Não é um desportivo, mas a sua estabilidade na estrada e a sua suspensão equilibrada transmitem uma sensação de controlo e conforto que convida a devorar quilómetros.

Design e estética

Foi uma revolução estética. Sob a batuta de Peter Schreyer, o Sportage de 2010 abandonou as formas insípidas para abraçar uma linguagem de design arrojada, atlética e profundamente europeia. A sua frente agressiva, com a já icónica grelha 'Tiger Nose', e a sua linha de cintura ascendente conferem-lhe uma presença imponente que ainda hoje vira cabeças. É um design que não só marcou um antes e um depois para a KIA, mas também redefiniu o que um SUV compacto poderia aspirar a ser: um objeto de desejo.

Tecnologia e características

Na sua época, o Sportage oferecia um equipamento tecnológico focado no essencial e funcional. Sem grandes alardes digitais, cumpria com tudo o que era necessário para uma viagem confortável e segura. Contava com elementos como direção assistida elétrica, controlos de estabilidade e tração, e um sistema de áudio competente para a época. A verdadeira tecnologia escondia-se na sua mecânica, com um motor diesel de injeção direta common-rail e um turbo de geometria variável que otimizava o desempenho e o consumo.

Concorrência

Num campo de batalha dominado por gigantes como o Nissan Qashqai, o Volkswagen Tiguan ou o Ford Kuga, o KIA Sportage irrompeu com força. A sua principal arma foi uma combinação letal de design espetacular, uma relação qualidade-preço muito agressiva e a tranquilidade de uma garantia líder no mercado. Também enfrentou o seu irmão de plataforma, o Hyundai ix35, com quem partilhava a mecânica mas não a alma, oferecendo o Sportage um caráter visivelmente mais dinâmico e passional.

Conclusão

O KIA Sportage 2.0 CRDi 4x4 de 2010 é muito mais do que a soma das suas partes. É o carro que demonstrou que se podia ter um design emocionante, um interior prático e espaçoso, e um comportamento fiável e seguro sem ter de pagar um preço extra. Foi um ponto de viragem para a marca e um sucesso total para milhares de condutores que encontraram nele o SUV definitivo para a família, o lazer e o dia a dia. Uma compra inteligente que também se desfruta com o coração.