Especificaciones y análisis del KIA Sportage
Potência
116CV
Torque
260Nm
Consumo
5.3l/100
Emissões
139g/km
0-100 km/h
12.3s
Vel. Máx.
173km/h
Peso
1490kg
Preço
20,367€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 6v
FWD
5 / 5 portas
465 L
55 L
85 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do KIA Sportage Concept 1.7 CRDi 115 CV 4x2 (2011-2012)
Descrição geral
O KIA Sportage de 2010 representou uma verdadeira revolução, um antes e um depois para a marca coreana. Deixou para trás uma imagem puramente funcional para abraçar um design arrojado e uma qualidade percebida que o catapultaram para o coração do competitivo segmento dos SUVs compactos. Este modelo não só mudou a perceção da KIA, como também se tornou um objeto de desejo para milhares de famílias que procuravam estilo, espaço e um preço razoável.
Experiência de condução
Ao volante, o motor diesel 1.7 CRDi de 116 CV mostra-se voluntarioso e surpreendentemente elástico desde baixas rotações, graças aos seus 260 Nm de binário disponíveis a partir de apenas 1250 rpm. Embora a sua aceleração não o cole ao banco, oferece uma resposta mais do que suficiente para o dia a dia e para viajar com desenvoltura. A caixa de velocidades manual de 6 velocidades é precisa e o seu chassis, com um foco claro no conforto, filtra bem as irregularidades do asfalto, transmitindo uma agradável sensação de estabilidade e segurança na estrada.
Design e estética
A sua estética foi o seu grande cartão de visita. Com uma grelha 'Tiger Nose' que se tornaria uma imagem de marca, linhas musculosas e uma silhueta dinâmica, o Sportage irradiava uma presença imponente e moderna que conquistou o mercado. Por dentro, o salto qualitativo foi enorme. A montagem é sólida e o design do painel de instrumentos, orientado para o condutor, cria uma atmosfera acolhedora e funcional, com uma notável sensação de amplitude e uma generosa bagageira de 465 litros.
Tecnologia e características
Na sua versão Concept de 2011, a tecnologia focava-se na eficiência e no conforto. Já incorporava elementos como o sistema Stop & Start para reduzir o consumo na cidade, uma direção com assistência elétrica e conectividade básica como Bluetooth e entradas auxiliares. Embora hoje possa parecer simples, na altura oferecia um equipamento correto que facilitava a vida a bordo sem complicações desnecessárias, priorizando a funcionalidade sobre os alardes digitais.
Concorrência
O Sportage irrompeu num campo de batalha dominado por titãs. O seu principal adversário foi o campeão de vendas Nissan Qashqai, o rei indiscutível da categoria. Também competiu ferozmente com o seu primo, o Hyundai ix35, com o qual partilhava plataforma e mecânicas. Outros rivais de peso na Europa foram o Ford Kuga, com o seu aclamado dinamismo, e o Volkswagen Tiguan, que jogava a carta da qualidade e do requinte a um preço superior.
Conclusão
O KIA Sportage de terceira geração é muito mais do que um carro; é o símbolo da transformação de uma marca. Soube combinar um design que virava cabeças, um interior espaçoso e prático, e uma mecânica diesel fiável e económica. Foi a compra inteligente e passional ao mesmo tempo, oferecendo um pacote incrivelmente completo que o tornou um sucesso retumbante e uma opção ainda hoje muito recomendável no mercado de segunda mão.




