Especificaciones y análisis del KIA Sorento
Potência
150CV
Torque
383Nm
Consumo
6.4l/100
Emissões
169g/km
0-100 km/h
10.9s
Vel. Máx.
187km/h
Peso
1804kg
Preço
24,899€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 6v
FWD
5 / 5 portas
531 L
70 L
110 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do KIA Sorento 2.0 CRDi Concept 4x2 150 CV (2010-2012)
Descrição geral
O KIA Sorento de 2010 não é apenas um carro, é a declaração de intenções de uma marca em plena transformação. Abandonando o seu passado rude de todo-o-terreno puro, este Sorento veste-se a rigor para conquistar as famílias europeias, oferecendo um SUV espaçoso, confortável e com um coração diesel de 2.0 litros e 150 CV que promete eficiência e fiabilidade para o dia a dia e para as grandes aventuras.
Experiência de condução
Assumir o volante do Sorento é sentir o abraço de um companheiro de viagem leal e previsível. O seu motor diesel de 150 CV empurra com competência desde baixas rotações, sem estridência, mas com a força necessária para mover os seus mais de 1800 quilos com dignidade. A suspensão filtra as irregularidades do asfalto com suavidade, priorizando o conforto dos passageiros em detrimento da agilidade desportiva. É um veículo que convida a devorar quilómetros na autoestrada, onde a sua estabilidade e a sua caixa manual de seis velocidades fazem-no sentir no controlo de uma máquina pensada para durar e para cuidar dos seus.
Design e estética
O seu design foi uma lufada de ar fresco, um salto quântico que o alinhou com os gostos europeus. As linhas fluidas e a imponente grelha 'Tiger Nose' conferem-lhe uma presença inegável na estrada, uma mistura de elegância e robustez. Por dentro, o espaço é o verdadeiro protagonista. Cada centímetro é pensado para a vida familiar, com uma bagageira gigantesca de 531 litros e um habitáculo funcional e honesto, onde a durabilidade dos materiais se sobrepõe ao luxo supérfluo. É uma casa sobre rodas.
Tecnologia e características
Na sua versão de entrada 'Concept', a tecnologia do Sorento é a estritamente necessária para tornar a vida a bordo mais fácil, sem complicações. Tinha o essencial para a época, mas a sua verdadeira proeza tecnológica reside sob o capô. O motor CRDi com injeção direta common rail e turbo de geometria variável era uma peça de engenharia moderna e eficiente, alcançando um consumo combinado de 6,4 litros e cumprindo a norma Euro 5. É a tecnologia ao serviço da fiabilidade e da economia de utilização.
Concorrência
Num mercado competitivo, o Sorento enfrentou gigantes como o Hyundai Santa Fe, o Mitsubishi Outlander ou o Chevrolet Captiva. Enquanto alguns rivais ofereciam mais desportivismo ou um interior mais luxuoso, o KIA jogava as suas melhores cartas: um espaço interior excecional, uma relação equipamento-preço quase imbatível e, acima de tudo, a tranquilidade emocional proporcionada pela sua revolucionária garantia de 7 anos. Era a compra inteligente e sensata do segmento.
Conclusão
O KIA Sorento de 2010 é muito mais do que a soma das suas partes. É o reflexo de uma ambição, a de criar um veículo familiar quase perfeito no seu equilíbrio. Oferece espaço, conforto de condução, um motor competente e económico, e uma fiabilidade que se tornou lendária. Talvez não o apaixone pela sua velocidade ou luxo, mas conquistá-lo-á pela sua honestidade e pela sua capacidade de ser o cúmplice infalível das melhores memórias familiares. Um carro que não desilude.




