KIA Rio 5p 1.2 CVVT Basic · 86 CV (2011-2012)

2012
Gasolina
FWD
Manual 5v
KIA Rio - Vista 1
KIA Rio - Vista 2
KIA Rio - Vista 3
KIA Rio - Vista 4

Especificaciones y análisis del KIA Rio

Potência

86CV

Torque

121Nm

Consumo

5.1l/100

Emissões

119g/km

0-100 km/h

13.1s

Vel. Máx.

168km/h

Peso

1104kg

Preço

9,635

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Manual 5v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

288 L

Tanque

43 L

Potência

63 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima86 CV / 63 kW
Torque máximo121 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoManual 5v

Capacidades

Tanque43 L
Porta-malas288 L

Análise detalhada do KIA Rio 5p 1.2 CVVT Basic · 86 CV (2011-2012)

Descrição geral

O KIA Rio de 2012 não foi apenas mais um carro; foi uma declaração de intenções. Representou um salto quântico para a marca coreana, um veículo que deixou os seus complexos para trás e se impôs com orgulho no competitivo segmento B. Com um design que apaixonava à primeira vista e uma proposta de valor imbatível, este Rio mudou a perceção do público e demonstrou que um carro acessível também podia ser emocionante e desejável.

Experiência de condução

Ao volante, o Rio 1.2 de 86 cv transmite uma honestidade refrescante. Não pretende ser um desportivo, mas sim um companheiro fiel e eficiente para o dia a dia. O seu motor atmosférico sobe de rotação suavemente e, embora os seus 13,1 segundos para atingir os 100 km/h não o colem ao banco, sente-se ágil e suficiente para a cidade e escapadelas na estrada. A caixa de velocidades manual de cinco velocidades é precisa e agradável, e a sua leveza geral traduz-se numa condução confortável e previsível que inspira uma profunda sensação de confiança e controlo.

Design e estética

Foi aqui que o Rio de 2012 quebrou todas as barreiras. Sob a batuta do mestre Peter Schreyer, adotou a icónica grelha 'Tiger Nose' e linhas afiadas e dinâmicas que lhe conferiam uma presença imponente. Deixou de ser uma opção puramente racional para se tornar um objeto de desejo. A sua estética europeia, as suas proporções equilibradas e um interior que melhorou drasticamente em qualidade e ergonomia, criaram um conjunto que parecia muito mais caro e sofisticado do que realmente era.

Tecnologia e características

Na sua versão de entrada, a tecnologia do Rio focava-se no essencial e funcional. Tinha direção assistida elétrica, um sistema de áudio básico e os elementos de segurança indispensáveis para a época. A sua verdadeira inovação não estava nos ecrãs ou assistentes avançados, mas na eficiência do seu motor de alumínio com admissão variável e em oferecer um pacote mecânico fiável e testado. Era a tecnologia ao serviço da durabilidade e do baixo custo de manutenção, não do artifício.

Concorrência

Em 2012, o Rio enfrentou gigantes consolidados como o SEAT Ibiza, o Ford Fiesta, o Renault Clio e o Volkswagen Polo. Enquanto os seus concorrentes europeus jogavam a carta da tradição e da imagem de marca, o KIA Rio contra-atacou com um design mais arrojado, uma habitabilidade surpreendente para o seu tamanho e a tranquilidade de uma garantia líder no setor. Posicionou-se como a alternativa inteligente, a que oferecia mais por menos sem sacrificar o estilo ou a qualidade percebida.

Conclusão

O KIA Rio 2012 é muito mais do que um simples utilitário em segunda mão; é o carro que marcou um antes e um depois para a KIA. É a escolha perfeita para quem procura um veículo fiável, económico e com um design que continua a ser atraente uma década depois. Representa o culminar de um esforço para criar produtos completos, bem construídos e, acima de tudo, capazes de gerar uma ligação emocional com o seu condutor. Um carro honesto, bonito e duradouro.