KIA Picanto 1.1 CRDi Concept · 75 CV (2007-2008)

2008
Gasóleo
FWD
Manual 5v

Especificaciones y análisis del KIA Picanto

Potência

75CV

Torque

153Nm

Consumo

4.2l/100

Emissões

112g/km

0-100 km/h

15.7s

Vel. Máx.

163km/h

Peso

1059kg

Preço

11,120

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 5v

Tração

FWD

Lugares

4 / 5 portas

Porta-malas

127 L

Tanque

35 L

Potência

55 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima75 CV / 55 kW
Torque máximo153 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 5v

Capacidades

Tanque35 L
Porta-malas127 L

Análise detalhada do KIA Picanto 1.1 CRDi Concept · 75 CV (2007-2008)

Descrição geral

O KIA Picanto 1.1 CRDi de 2008 é mais do que um simples carro citadino; é uma declaração de intenções. Numa época em que a eficiência era fundamental, a KIA atreveu-se a equipar um pequeno mas valente motor diesel numa carroçaria minúscula, criando um veículo que conquista pela sua inteligência e espírito económico.

Experiência de condução

Conduzir este Picanto é uma experiência cativante. Não procure uma aceleração fulminante, mas sim a alegria de se mover com uma agilidade surpreendente pela cidade. Os seus 75 cavalos e o impulso do turbo a baixas rotações arrancam-lhe um sorriso a cada semáforo. Sente-se leve, fácil de estacionar em qualquer lugar e o seu consumo ridículo faz com que se esqueça da última vez que visitou um posto de gasolina. É um carro que o conecta com a condução mais pura e essencial.

Design e estética

O seu design é um reflexo da sua honestidade. Com linhas arredondadas e uma aparência amigável, o Picanto de 2008 não pretende ser algo que não é. É um utilitário prático, e as suas cinco portas num tamanho tão contido são um prodígio de aproveitamento do espaço. No interior, a simplicidade impera, com plásticos duros mas duráveis e uma ergonomia pensada para facilitar a vida, embora a bagageira seja um testemunho das suas dimensões compactas.

Tecnologia e características

A verdadeira joia tecnológica deste carro reside sob o capô. O seu motor diesel de três cilindros com injeção direta common-rail era uma peça de engenharia avançada para o seu segmento. Para além deste coração eficiente, a tecnologia é apenas a necessária: direção assistida elétrica e pouco mais. É um carro que nos lembra que não precisamos de ecrãs gigantes para desfrutar da viagem.

Concorrência

Na sua época, enfrentou gigantes do segmento A como o trio formado pelo Citroën C1, Peugeot 107 e Toyota Aygo, além do Fiat Panda ou do seu primo, o Hyundai i10. No entanto, o Picanto jogava uma carta única e vencedora: a sua motorização diesel, uma opção que muito poucos dos seus concorrentes diretos ofereciam com tanta eficácia num pacote tão pequeno.

Conclusão

O KIA Picanto 1.1 CRDi é um carro que ganha o seu afeto pelo seu caráter resoluto e baixo custo de utilização. É a ferramenta perfeita para a selva urbana, um companheiro fiel que cumpre a sua promessa de mobilidade económica sem complicações. Representa uma filosofia automóvel de que hoje sentimos falta: a de criar carros simples, inteligentes e feitos para durar.