Especificaciones y análisis del KIA Opirus
Potência
203CV
Torque
298Nm
Consumo
11.4l/100
Emissões
273g/km
0-100 km/h
9.2s
Vel. Máx.
220km/h
Peso
1822kg
Preço
28,978€
Resumo técnico
Gasolina
Automático 5v
FWD
5 / 4 portas
480 L
70 L
149 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do KIA Opirus 3.5 V6 EX Sedan · 203 CV (2004-2008)
Descrição geral
O KIA Opirus foi a ousada tentativa da marca coreana de assaltar o segmento das grandes berlinas de luxo. Um carro que não pedia licença, que chegava com a ambição de oferecer o espaço, a potência e o conforto dos grandes nomes europeus, mas com uma fatura muito mais terrena. Foi um sonho corajoso, uma declaração de intenções sobre rodas que demonstrava até onde a KIA queria chegar.
Experiência de condução
Assumir o volante do Opirus é como entrar numa bolha de serenidade. O seu motor V6 de 3.5 litros e 203 cavalos não ruge, sussurra. Entrega a potência com uma suavidade requintada, ideal para longas viagens em autoestrada onde o carro se sente como um navio a navegar num mar calmo. A suspensão, pensada para o máximo conforto, absorve as irregularidades com uma eficácia surpreendente, convidando a uma condução descontraída e prazerosa, longe de qualquer pretensão desportiva.
Design e estética
A sua estética é, sem dúvida, o seu traço mais memorável e controverso. O Opirus não deixa ninguém indiferente. A sua frente, com aqueles faróis duplos redondos, evoca sem disfarce as grandes berlinas da Mercedes-Benz e da Jaguar da época, uma clara demonstração das suas aspirações. É um carro grande, imponente, com uma silhueta clássica e um ar de opulência que era exótico numa marca generalista. Amado ou odiado, o seu design tinha uma personalidade avassaladora.
Tecnologia e características
Para a sua época e preço, o Opirus era uma montra tecnológica. O coração do sistema era o seu robusto motor V6 acoplado a uma caixa de velocidades automática de 5 velocidades que privilegiava a suavidade. Para além da mecânica, o seu equipamento de série era avassalador para a concorrência, incluindo elementos como climatização, estofos em pele e todo o tipo de ajustes elétricos que eram opcionais nos seus rivais. O seu chassis com suspensão independente em ambos os eixos era uma solução avançada que sublinhava o seu foco no conforto de condução.
Concorrência
O Opirus não lutava diretamente contra os intocáveis alemães como o Mercedes Classe E ou o BMW Série 5, mas apresentava-se como uma alternativa inteligente e exótica. Os seus verdadeiros rivais eram outras grandes berlinas que também jogavam a carta da originalidade e da relação equipamento-preço, como o Peugeot 607, o Renault Vel Satis ou o Citroën C6. Contra eles, o Opirus oferecia uma mecânica V6 a gasolina potente e uma estética de inspiração clássica que o tornavam único.
Conclusão
O KIA Opirus é um carro para conhecedores, para aqueles que souberam ver para além do emblema no capô. Foi uma berlina incompreendida, um exercício de audácia que oferecia uma experiência de luxo e conforto genuína a um preço revolucionário. Hoje, representa uma oportunidade única de desfrutar de um carro espaçoso, potente e extremamente confortável, com uma personalidade que já não se encontra. É a recordação de uma época em que a KIA se atreveu a sonhar em grande.




