Jeep Commander 3.0 V6 CRD Limited · 218 CV (2008)

2006
Gasóleo
AWD
Automático 5v
Jeep Commander - Vista 1
Jeep Commander - Vista 2
Jeep Commander - Vista 3
Jeep Commander - Vista 4

Especificaciones y análisis del Jeep Commander

Potência

218CV

Torque

510Nm

Consumo

10.8l/100

Emissões

284g/km

0-100 km/h

9s

Vel. Máx.

190km/h

Peso

2315kg

Preço

50,768

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Automático 5v

Tração

AWD

Lugares

7 / 5 portas

Porta-malas

- L

Tanque

78 L

Potência

160 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima218 CV / 160 kW
Torque máximo510 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoAutomático 5v

Capacidades

Tanque78 L
Porta-malas0 L

Análise detalhada do Jeep Commander 3.0 V6 CRD Limited · 218 CV (2008)

Descrição geral

O Jeep Commander 3.0 V6 CRD é a personificação do espírito americano num veículo todo-o-terreno de sete lugares. Um veículo que não pede licença, com uma presença imponente que evoca uma sensação de aventura e liberdade sem limites. Lançado numa era em que o tamanho importava, o Commander foi apresentado como o porta-estandarte da Jeep, um gigante projetado para dominar tanto o asfalto como os terrenos mais selvagens.

Experiência de condução

Estar ao volante do Commander é uma experiência de poder. O motor diesel V6 de 218 cv e, acima de tudo, os seus 510 Nm de binário, empurram com uma força colossal desde rotações muito baixas, movendo as suas mais de 2,3 toneladas com uma facilidade surpreendente. Não é um carro desportivo, mas a sensação de impulso é constante e viciante. Na estrada, sente-se como uma fortaleza rolante, estável e segura, embora o seu peso e suspensões orientadas para o conforto o tornem algo desajeitado em curvas apertadas. Fora de estrada, com a sua tração Quadra-Drive II, é onde ele realmente te conquista, transmitindo uma confiança absoluta para superar qualquer obstáculo.

Design e estética

O seu design é uma declaração de intenções: angular, robusto e descomplexado. As linhas retas, os parafusos à vista e a icónica grelha de sete ranhuras são uma homenagem aos Jeeps mais clássicos e funcionais. É uma estética que polariza; ou a amas pela sua honestidade brutal ou a consideras antiquada. Por dentro, o espaço é a sua grande virtude, com um habitáculo versátil para sete passageiros e uma excelente visibilidade graças às suas grandes janelas. Os materiais, embora duráveis, não atingem o requinte dos seus rivais europeus, priorizando a funcionalidade em detrimento do luxo.

Tecnologia e características

Para a sua época, a versão Limited vinha generosamente equipada. Contava com elementos como sistema de navegação, bancos em pele com ajuste elétrico e um bom sistema de som. No entanto, o seu verdadeiro arsenal tecnológico não estava no ecrã, mas sim sob o chassis. O sistema de tração integral Quadra-Drive II, com os seus três diferenciais autoblocantes, era um dos mais avançados do mercado, conferindo-lhe capacidades todo-o-terreno excecionais que poucos conseguiam igualar.

Concorrência

No mercado dos grandes veículos todo-o-terreno de sete lugares, o Jeep Commander enfrentou lendas consolidadas. Os seus concorrentes mais diretos em termos de capacidade off-road e tamanho eram o Land Rover Discovery 3, o Toyota Land Cruiser e o Mitsubishi Montero. Também competia por clientes com SUVs mais orientados para o asfalto, mas igualmente espaçosos, como o Audi Q7 ou o Volvo XC90, embora o Commander sempre tenha jogado numa liga diferente devido à sua abordagem mais rude e aventureira.

Conclusão

O Jeep Commander 3.0 V6 CRD é um veículo com um caráter avassalador, uma peça da indústria automóvel que já não se fabrica. É a escolha perfeita para quem procura espaço, uma capacidade todo-o-terreno superlativa e uma estética imponente que não deixa ninguém indiferente. É um carro honesto, potente e familiar, um companheiro fiel para grandes viagens e aventuras inesquecíveis, embora em troca exija um consumo de combustível elevado e uma condução tranquila em zonas sinuosas. Um autêntico Jeep, em toda a extensão da palavra.