Hyundai iX35 2.0 CRDi 136 CV 4x2 GL Classic (2010)

2010
Gasóleo
FWD
Manual 6v

Especificaciones y análisis del Hyundai ix35

Potência

136CV

Torque

320Nm

Consumo

5.5l/100

Emissões

147g/km

0-100 km/h

10.8s

Vel. Máx.

182km/h

Peso

1533kg

Preço

22,920

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

465 L

Tanque

58 L

Potência

100 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima136 CV / 100 kW
Torque máximo320 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque58 L
Porta-malas465 L

Análise detalhada do Hyundai iX35 2.0 CRDi 136 CV 4x2 GL Classic (2010)

Descrição geral

O Hyundai ix35 de 2010 não foi apenas um carro, foi uma declaração de intenções. Com ele, a Hyundai mostrou ao mundo que podia criar um SUV que não era apenas prático e acessível, mas também profundamente desejável. Deixando para trás o seu antecessor, o Tucson, o ix35 irrompeu no mercado com um design arrojado e uma qualidade percebida que o catapultaram diretamente para o coração do competitivo segmento dos SUVs compactos.

Experiência de condução

Ao volante, o motor diesel 2.0 CRDi de 136 cavalos parece um companheiro leal e voluntarioso. Oferece uma resposta forte desde baixas rotações graças ao seu generoso binário, tornando a condução diária um prazer relaxado e as ultrapassagens na estrada uma manobra segura. Não procura a desportividade extrema, mas sim um equilíbrio magistral entre conforto e agilidade. A sua suspensão filtra suavemente as imperfeições do asfalto, convidando a longas viagens em família, enquanto a sua caixa manual de seis velocidades é manuseada com precisão e agrado. É um carro que transmite confiança e serenidade a cada quilómetro.

Design e estética

O ix35 foi o embaixador da linguagem de design 'Fluidic Sculpture' da Hyundai, e fê-lo muito bem. As suas linhas fluidas e musculosas, a sua grelha hexagonal e os seus faróis rasgados criaram uma silhueta dinâmica e moderna que continua a parecer atraente hoje em dia. Este sopro de ar fresco estendeu-se ao interior, onde um habitáculo espaçoso e bem pensado nos dá as boas-vindas. Embora existam plásticos duros, a montagem é sólida e o design envolvente do painel de instrumentos cria uma atmosfera acolhedora e tecnológica para a sua época, com uma bagageira de 465 litros pronta para qualquer aventura.

Tecnologia e características

Na sua versão de 2010, o ix35 oferecia a tecnologia essencial para uma experiência de condução confortável e segura. Sem os grandes ecrãs táteis de hoje, focava-se no importante: um sistema de climatização eficaz, um sistema de áudio para animar as viagens e elementos de segurança ativa e passiva que protegiam os ocupantes. Era a tecnologia certa e necessária, apresentada de forma intuitiva e fiável, sem complicações desnecessárias, permitindo que o condutor se concentrasse no puro prazer de conduzir.

Concorrência

O Hyundai ix35 não teve uma vida fácil. Enfrentou titãs como o Nissan Qashqai, o rei indiscutível do segmento, o dinâmico Ford Kuga ou o sóbrio e eficiente Volkswagen Tiguan. Também teve de competir com o seu primo, o Kia Sportage, com o qual partilhava a plataforma. No entanto, o ix35 soube jogar as suas cartas com mestria, oferecendo um design mais arrojado do que muitos, um espaço interior generoso e uma relação qualidade-equipamento-preço que fez hesitar mais do que um comprador.

Conclusão

O Hyundai ix35 de 2010 é muito mais do que um simples SUV usado; é a prova de que se pode ter um carro familiar, prático e fiável sem renunciar a um design que faz virar cabeças ao estacioná-lo. Representou um ponto de viragem para a Hyundai, um veículo completo que combina a lógica com a emoção. É uma compra inteligente e passional, um companheiro de viagem versátil que cativa pela sua estética e convence pelo seu bom desempenho no dia a dia.