Hyundai i30 3p 1.4 CRDI 90 CV City S (2013)

2012
Gasóleo
FWD
Manual 6v
Hyundai i30 - Vista 1
Hyundai i30 - Vista 2
Hyundai i30 - Vista 3
Hyundai i30 - Vista 4

Especificaciones y análisis del Hyundai i30

Potência

90CV

Torque

220Nm

Consumo

4.1l/100

Emissões

109g/km

0-100 km/h

13.5s

Vel. Máx.

170km/h

Peso

1360kg

Preço

18,200

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 3 portas

Porta-malas

378 L

Tanque

53 L

Potência

66 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima90 CV / 66 kW
Torque máximo220 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque53 L
Porta-malas378 L

Análise detalhada do Hyundai i30 3p 1.4 CRDI 90 CV City S (2013)

Descrição geral

O Hyundai i30 de três portas de 2012 foi muito mais do que um simples carro compacto; foi a declaração de intenções de uma marca em plena transformação. Com este modelo, a Hyundai não só procurava competir, mas também cativar, oferecendo um veículo que combinava um design arrebatador com a sensatez e a fiabilidade que já começavam a ser a sua imagem de marca na Europa.

Experiência de condução

Ao volante, o i30 com o seu motor 1.4 CRDI de 90 cv transmite uma sensação de calma e eficiência. Não é um desportivo, a sua aceleração é modesta, mas o seu coração a diesel empurra com suavidade e decisão desde baixas rotações graças a um binário generoso. É um companheiro de viagem incansável, silencioso para a sua época e com uma estabilidade em estrada que inspira confiança, graças a uma suspensão traseira multilink que filtra as irregularidades com mestria. Convida a devorar quilómetros sem fadiga e com um consumo de combustível ridiculamente baixo.

Design e estética

A sua carroçaria de três portas é uma ode ao design 'Fluidic Sculpture' da Hyundai. As linhas fluem com uma naturalidade e uma tensão muscular que o faziam destacar-se poderosamente entre os seus rivais. A frente agressiva, a linha de cintura ascendente e uma traseira compacta e bem resolvida criaram uma silhueta dinâmica e jovem. Foi o carro que demonstrou que um Hyundai podia ser um objeto de desejo, um carro para o qual se viraria a olhar depois de o estacionar.

Tecnologia e características

Na sua versão City S, a tecnologia focava-se no essencial e eficaz. Contava com uma direção assistida elétrica que se adaptava à velocidade, oferecendo conforto na cidade e firmeza na estrada. O motor, com injeção direta common rail e turbo de geometria variável, era uma peça de engenharia moderna orientada para a máxima eficiência e o cumprimento da norma Euro 5. Embora não deslumbrasse com ecrãs táteis, o seu equipamento era honesto e funcional, pensado para durar.

Concorrência

Este i30 enfrentou sem complexos os gigantes europeus do segmento C. Olhava de igual para igual para lendas como o Volkswagen Golf, o Ford Focus ou o SEAT León, e fazia frente às versões coupé de modelos como o Renault Mégane ou o Opel Astra GTC. O seu grande argumento não era apenas um preço competitivo, mas um equilíbrio formidável entre design, qualidade percebida e custos de utilização muito contidos.

Conclusão

O Hyundai i30 3p foi um ponto de viragem. Um carro que te conquistava pela vista e te convencia pela razão. Representa a compra inteligente com uma alma passional; um veículo fiável, incrivelmente económico e envolto numa das carroçarias mais atraentes do seu tempo. É a prova tangível de que a praticidade não tem de estar em conflito com a beleza e a emoção.