Especificaciones y análisis del Hyundai i30
Potência
90CV
Torque
220Nm
Consumo
4.1l/100
Emissões
109g/km
0-100 km/h
13.5s
Vel. Máx.
170km/h
Peso
1360kg
Preço
18,200€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 6v
FWD
5 / 3 portas
378 L
53 L
66 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Hyundai i30 3p 1.4 CRDI 90 CV City S (2013)
Descrição geral
O Hyundai i30 de três portas de 2012 foi muito mais do que um simples carro compacto; foi a declaração de intenções de uma marca em plena transformação. Com este modelo, a Hyundai não só procurava competir, mas também cativar, oferecendo um veículo que combinava um design arrebatador com a sensatez e a fiabilidade que já começavam a ser a sua imagem de marca na Europa.
Experiência de condução
Ao volante, o i30 com o seu motor 1.4 CRDI de 90 cv transmite uma sensação de calma e eficiência. Não é um desportivo, a sua aceleração é modesta, mas o seu coração a diesel empurra com suavidade e decisão desde baixas rotações graças a um binário generoso. É um companheiro de viagem incansável, silencioso para a sua época e com uma estabilidade em estrada que inspira confiança, graças a uma suspensão traseira multilink que filtra as irregularidades com mestria. Convida a devorar quilómetros sem fadiga e com um consumo de combustível ridiculamente baixo.
Design e estética
A sua carroçaria de três portas é uma ode ao design 'Fluidic Sculpture' da Hyundai. As linhas fluem com uma naturalidade e uma tensão muscular que o faziam destacar-se poderosamente entre os seus rivais. A frente agressiva, a linha de cintura ascendente e uma traseira compacta e bem resolvida criaram uma silhueta dinâmica e jovem. Foi o carro que demonstrou que um Hyundai podia ser um objeto de desejo, um carro para o qual se viraria a olhar depois de o estacionar.
Tecnologia e características
Na sua versão City S, a tecnologia focava-se no essencial e eficaz. Contava com uma direção assistida elétrica que se adaptava à velocidade, oferecendo conforto na cidade e firmeza na estrada. O motor, com injeção direta common rail e turbo de geometria variável, era uma peça de engenharia moderna orientada para a máxima eficiência e o cumprimento da norma Euro 5. Embora não deslumbrasse com ecrãs táteis, o seu equipamento era honesto e funcional, pensado para durar.
Concorrência
Este i30 enfrentou sem complexos os gigantes europeus do segmento C. Olhava de igual para igual para lendas como o Volkswagen Golf, o Ford Focus ou o SEAT León, e fazia frente às versões coupé de modelos como o Renault Mégane ou o Opel Astra GTC. O seu grande argumento não era apenas um preço competitivo, mas um equilíbrio formidável entre design, qualidade percebida e custos de utilização muito contidos.
Conclusão
O Hyundai i30 3p foi um ponto de viragem. Um carro que te conquistava pela vista e te convencia pela razão. Representa a compra inteligente com uma alma passional; um veículo fiável, incrivelmente económico e envolto numa das carroçarias mais atraentes do seu tempo. É a prova tangível de que a praticidade não tem de estar em conflito com a beleza e a emoção.




