Especificaciones y análisis del Hyundai i20
Potência
90CV
Torque
220Nm
Consumo
4.3l/100
Emissões
110g/km
0-100 km/h
13.5s
Vel. Máx.
174km/h
Peso
-kg
Preço
15,700€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 6v
FWD
5 / 5 portas
295 L
45 L
66 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Hyundai i20 5p 1.4 CRDi Tecno S II 90 CV (2012-2013)
Descrição geral
O Hyundai i20 de 2012 apresentou-se como uma lufada de ar fresco no competitivo segmento dos utilitários. Com o seu motor diesel 1.4 CRDi de 90 CV, este carro não só prometia eficiência e economia, como também envolvia o condutor numa experiência de condução surpreendentemente madura e equilibrada. É o companheiro ideal para a selva urbana que não teme as escapadelas de fim de semana, um veículo que apela tanto à razão como ao coração.
Experiência de condução
Ao volante, o i20 transmite uma sensação de solidez e confiança. O motor diesel empurra com decisão desde baixas rotações graças aos seus 220 Nm de binário, o que o torna um carro ágil e resoluto no trânsito diário. A caixa de velocidades manual de seis velocidades permite explorar o seu potencial e manter consumos incrivelmente baixos. Embora a sua aceleração não seja fulgurante, a sua compostura na estrada e a sua suspensão, que filtra bem as irregularidades sem ser excessivamente macia, fazem-no sentir que está a viajar num carro de uma categoria superior. É uma condução suave, previsível e profundamente agradável.
Design e estética
A atualização de 2012 introduziu a linguagem de design 'Fluidic Sculpture' da Hyundai, dotando o i20 de linhas muito mais dinâmicas e atraentes do que o seu antecessor. A sua frente com a grelha hexagonal e os seus faróis rasgados conferem-lhe um olhar com caráter que envelheceu com dignidade. Por dentro, o espaço é generoso e o design do painel de instrumentos é funcional e intuitivo. Embora predominem os plásticos duros, a sensação de bom ajuste e a ergonomia cuidada criam um ambiente acolhedor e prático para o dia a dia.
Tecnologia e características
Para a sua época, o acabamento Tecno S II oferecia um equipamento muito completo que tornava a vida a bordo mais fácil e prazerosa. Contava com elementos como climatizador, um sistema de áudio competente com ligações auxiliares e USB, e comandos no volante que permitiam gerir tudo sem distrações. A direção com assistência elétrica facilitava enormemente as manobras na cidade, enquanto em matéria de segurança, cumpria com os padrões esperados. Era um carro que lhe dava muito pelo seu dinheiro, demonstrando que a tecnologia útil não tinha de ser um luxo.
Concorrência
Em 2012, o Hyundai i20 enfrentou gigantes consolidados como o Ford Fiesta, o Renault Clio, o SEAT Ibiza ou o Volkswagen Polo. Enquanto alguns dos seus rivais podiam superá-lo em dinamismo puro ou na qualidade de alguns plásticos interiores, o i20 jogava as suas cartas mestras: uma fiabilidade à prova de tudo, um consumo de combustível mínimo e uma relação equipamento-preço quase imbatível. Posicionou-se como a compra inteligente, o carro que cuidava da sua carteira sem renunciar ao conforto nem a um design atraente.
Conclusão
O Hyundai i20 1.4 CRDi é muito mais do que um simples meio de transporte; é um companheiro leal e eficiente que cumpre com tudo o que promete. Representa uma escolha sensata e satisfatória, um veículo que gera um vínculo de confiança através da sua fiabilidade e do seu baixo custo de utilização. É a demonstração de que um carro prático e económico também pode ter alma e fazer com que se sinta orgulhoso de o conduzir todos os dias.




