Honda CR-Z 1.5 i-VTEC IMA GT · 124 CV (2012-2013)

2010
Híbrido
FWD
Manual 6v
Honda CR-Z - Vista 1
Honda CR-Z - Vista 2
Honda CR-Z - Vista 3
Honda CR-Z - Vista 4

Especificaciones y análisis del Honda CR-Z

Potência

124CV

Torque

78Nm

Consumo

5l/100

Emissões

117g/km

0-100 km/h

9.9s

Vel. Máx.

200km/h

Peso

1222kg

Preço

19,300

Resumo técnico

Combustível

Híbrido

Transmissão

Manual 6v

Tração

FWD

Lugares

4 / 3 portas

Porta-malas

215 L

Tanque

40 L

Potência

10 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima124 CV / 10 kW
Torque máximo78 Nm
Tipo de combustívelHíbrido
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque40 L
Porta-malas215 L

Análise detalhada do Honda CR-Z 1.5 i-VTEC IMA GT · 124 CV (2012-2013)

Descrição geral

O Honda CR-Z não é um carro qualquer; é uma declaração de intenções, um sussurro do passado e um vislumbre do futuro. Nasceu como o herdeiro espiritual do icónico CR-X, fundindo a alma de um coupé desportivo com a consciência ecológica de um sistema híbrido. Foi um carro corajoso, uma proposta única que procurava demonstrar que a eficiência e a diversão ao volante não só podiam coexistir, como também apaixonar.

Experiência de condução

Conduzir o CR-Z é uma experiência deliciosamente anacrónica e moderna ao mesmo tempo. A posição de condução baixa, o toque preciso da sua caixa manual de seis velocidades e um chassis ágil conectam-te diretamente ao asfalto. Não é um carro de potência bruta, mas de sensações. O sistema híbrido IMA proporciona um impulso subtil mas instantâneo que complementa o motor a gasolina, criando uma resposta viva e divertida. É nas estradas sinuosas que a sua leveza e equilíbrio brilham, lembrando-te do puro prazer de conduzir um carro bem feito.

Design e estética

O seu design é uma obra de arte futurista com sabor a anos oitenta. A silhueta afiada em forma de cunha, a sua baixa altura e uma traseira robusta com o vidro dividido são uma homenagem direta ao CR-X, mas reinterpretada com uma agressividade e modernidade que ainda hoje viram cabeças. Por dentro, a paixão continua com um posto de condução que te envolve, dominado por um painel de instrumentos digital tridimensional que parece saído de uma nave espacial, mudando de cor de acordo com o teu estilo de condução. É um carro desenhado com o coração.

Tecnologia e características

O coração tecnológico do CR-Z é o seu sistema híbrido IMA (Integrated Motor Assist). Ao contrário de outros híbridos, aqui o motor elétrico não visa mover o carro por si só, mas sim assistir o brilhante motor a gasolina 1.5 i-VTEC. Esta simbiose persegue a eficiência sem sacrificar a resposta, adicionando binário exatamente quando precisas. Tudo é gerido através de três modos de condução (Econ, Normal e Sport) que transformam o caráter do carro, desde um tranquilo citadino até um desportivo ansioso por subir de rotações, demonstrando uma engenharia inteligente e focada no condutor.

Concorrência

O Honda CR-Z jogou numa liga própria, o que dificultou a sua comparação. Não tinha rivais híbridos diretos com a sua abordagem desportiva. Por um lado, competia com pequenos desportivos a gasolina como o Mini Cooper ou o Renault Clio Sport, contra os quais oferecia uma consciência ecológica e um consumo imbatível. Por outro, distanciava-se de híbridos puramente eficientes como o Toyota Prius, aos quais superava largamente em diversão e carisma. A sua verdadeira competição foi a incompreensão de um mercado que não soube onde o enquadrar.

Conclusão

O Honda CR-Z é um daqueles carros que o tempo colocará no seu devido lugar. Foi uma experiência audaciosa, um coupé que se atreveu a ser diferente num mundo de uniformidade. Talvez não tenha sido o mais rápido nem o mais ecológico, mas ofereceu uma fórmula única e cheia de alma: design espetacular, uma caixa de velocidades manual viciante e a promessa de uma condução emocionante com consumos ridículos. É um carro para conhecedores, um futuro clássico que representa a paixão da Honda pela engenharia e pela condução.