Especificaciones y análisis del Honda Civic
Potência
99CV
Torque
127Nm
Consumo
5.5l/100
Emissões
131g/km
0-100 km/h
14s
Vel. Máx.
187km/h
Peso
1265kg
Preço
19,300€
Resumo técnico
Gasolina
Manual 6v
FWD
5 / 5 portas
401 L
50 L
73 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Honda Civic 5p 1.4 i-VTEC Sport · 99 CV (2014-2015)
Descrição geral
O Honda Civic de 2014 não é apenas um carro, é uma declaração de intenções. Na sua nona geração, este compacto japonês quebrou moldes com uma estética futurista e arrojada. A versão Sport, apesar do seu modesto mas voluntarioso motor 1.4 i-VTEC de 99 CV, encapsula o espírito de quem procura um carro diferente, prático e com o selo inconfundível da engenharia Honda.
Experiência de condução
Ao volante, o Civic 1.4 i-VTEC pede que te envolvas. Os seus 99 cavalos não te vão colar ao banco, mas a sua natureza atmosférica convida-te a brincar com a caixa manual de seis velocidades e a procurar a zona alta do conta-rotações, onde o motor canta com mais alegria. É uma condução honesta e conectada. O chassis oferece um equilíbrio admirável entre o conforto para o dia a dia e uma agilidade que te arranca um sorriso em estradas sinuosas, demonstrando que não são necessárias potências exorbitantes para desfrutar do caminho.
Design e estética
O seu design é ame-o ou odeie-o, não há meio-termo. Parece uma nave espacial que aterrou na estrada, com linhas afiadas, uma frente agressiva e uma traseira dominada pelo aileron que integra os faróis. É um carro que, mesmo anos depois, continua a virar cabeças. Por dentro, a audácia continua com um painel de instrumentos digital de dois níveis que te faz sentir num cockpit. Mas para além da estética, é um prodígio de praticidade, com uma bagageira líder na sua classe e os geniais 'Magic Seats' que oferecem uma versatilidade inigualável.
Tecnologia e características
No departamento tecnológico, o Civic de 2014 reflete a sua época. Contava com elementos funcionais como o sistema Stop & Start para melhorar a eficiência na cidade. O sistema de infoentretenimento cumpre a sua função básica, mas não espere a conectividade e os ecrãs táteis de hoje. É um carro focado na mecânica e na experiência de condução, onde a tecnologia era um complemento e não a protagonista principal.
Concorrência
No seu lançamento, enfrentou gigantes consolidados como o Volkswagen Golf, o Ford Focus ou o SEAT León. Enquanto os seus rivais europeus apostavam na sobriedade e nos motores turbo, o Civic oferecia uma alternativa radical em design, uma habitabilidade surpreendente e a fiabilidade de um motor atmosférico japonês. Era a escolha para quem não queria seguir o rebanho e valorizava a engenharia e a originalidade acima de tudo.
Conclusão
O Honda Civic 1.4 i-VTEC Sport é um carro com uma personalidade avassaladora. É a compra inteligente para quem procura máxima fiabilidade e um custo de manutenção contido, mas envolto num pacote emocionante e distinto. Não é o mais rápido, mas é um dos mais leais e especiais. Um companheiro de viagem que combina a razão da sua engenharia com a emoção do seu design único.




