Honda Civic 3p 1.6 LS VTEC · 110 CV (2001-2003)

2001
Gasolina
FWD
Manual 5v
Honda Civic - Vista 1
Honda Civic - Vista 2
Honda Civic - Vista 3
Honda Civic - Vista 4

Especificaciones y análisis del Honda Civic

Potência

110CV

Torque

152Nm

Consumo

6.6l/100

Emissões

-g/km

0-100 km/h

9.9s

Vel. Máx.

187km/h

Peso

1132kg

Preço

15,800

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Manual 5v

Tração

FWD

Lugares

5 / 3 portas

Porta-malas

315 L

Tanque

50 L

Potência

81 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima110 CV / 81 kW
Torque máximo152 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoManual 5v

Capacidades

Tanque50 L
Porta-malas315 L

Análise detalhada do Honda Civic 3p 1.6 LS VTEC · 110 CV (2001-2003)

Descrição geral

O Honda Civic de sétima geração chegou para quebrar moldes. Longe de ser uma simples evolução, este Civic de 2001 apresentou-se como um carro que fundia a praticidade de uma minivan com o espírito desportivo que sempre caracterizou a Honda. O motor 1.6 VTEC de 110 cavalos era o coração de uma proposta audaciosa, um carro que prometia fiabilidade japonesa e emoções em partes iguais, tornando-se um ícone para uma geração.

Experiência de condução

Sentar-se ao volante é redescobrir o prazer de conduzir. O motor 1.6 VTEC é uma joia que pede para ser levada a altas rotações, onde o sistema de comando de válvulas variável desperta e entrega os seus 110 cavalos com um som inebriante. A caixa manual de cinco velocidades, com a sua alavanca elevada no painel, tem um toque preciso e mecânico que te conecta diretamente ao carro. Não é um desportivo radical, mas a sua agilidade e o seu chassis bem afinado arrancam-te um sorriso em cada curva.

Design e estética

O seu design foi uma declaração de intenções. Com uma silhueta de 'cabine avançada' e um nariz curto, o Civic de 3 portas oferecia uma habitabilidade surpreendente para o seu tamanho, com um piso plano que maximizava o espaço interior. O detalhe mais característico era, sem dúvida, a alavanca de velocidades integrada na consola central, uma solução ergonómica e original que definia a sua personalidade. Era um carro diferente, funcional e com um toque futurista que, ainda hoje, continua a parecer fresco.

Tecnologia e características

A magia deste Civic reside no seu motor com tecnologia VTEC. Este sistema de comando de válvulas variável permitia ter dois carros em um: um motor dócil e eficiente a baixas rotações, e um enérgico e cheio de vida na zona alta do conta-rotações. Construído em alumínio e com uma suspensão traseira de duplo braço triangular, demonstrava o compromisso da Honda com a engenharia avançada, procurando não só desempenho, mas também um comportamento dinâmico refinado.

Concorrência

Num mercado europeu ferozmente competitivo, este Civic enfrentou gigantes como o Volkswagen Golf IV, o Ford Focus de primeira geração, o Opel Astra G e o Peugeot 307. Enquanto os seus rivais apostavam em designs mais conservadores ou no conforto, o Honda Civic oferecia uma alternativa única baseada na fiabilidade mecânica, um design inovador e uma experiência de condução mais pura e conectada.

Conclusão

O Honda Civic 1.6 LS VTEC é muito mais do que um simples compacto do início do século. É a prova de que se pode criar um carro prático, espaçoso e tremendamente fiável sem renunciar a uma alma desportiva. É um veículo que apaixona pelo seu motor, convence pela sua inteligência no design e perdura no tempo graças a uma qualidade de construção lendária. Um futuro clássico que representa o melhor da engenharia japonesa.