Especificaciones y análisis del Ford Mondeo
Potência
170CV
Torque
220Nm
Consumo
10.5l/100
Emissões
-g/km
0-100 km/h
10s
Vel. Máx.
216km/h
Peso
1563kg
Preço
27,940€
Resumo técnico
Gasolina
Automático 5v
FWD
5 / 5 portas
540 L
58 L
125 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Ford Mondeo Ghia 5-Tronic 2.5i V6 170cv Wagon (2002-2003)
Descrição geral
A Ford Mondeo Ghia Wagon de 2001 com motor V6 é a personificação de uma era dourada para as berlinas familiares. Não é apenas um carro prático e espaçoso; é uma declaração de intenções, um veículo que combina a versatilidade de uma carroçaria de carrinha com o requinte e a potência de um motor de seis cilindros, algo cada vez mais raro e especial. Representa o carro perfeito para o pai de família que não queria renunciar ao prazer de conduzir.
Experiência de condução
Assumir o volante desta Mondeo é redescobrir uma suavidade quase esquecida. O motor V6 de 2.5 litros entrega os seus 170 cavalos de forma linear e sedosa, com um murmúrio mecânico que cativa a baixas rotações e se transforma num som nobre ao acelerar. A transmissão automática com conversor de torque prioriza o conforto, tornando as viagens longas uma experiência relaxante. O seu chassis, com uma afinação soberba, transmite uma confiança e um aprumo na estrada que surpreendem para um carro do seu tamanho e época, alcançando um equilíbrio magistral entre conforto e dinamismo.
Design e estética
O design 'New Edge' da Ford atinge a sua maturidade nesta geração da Mondeo. As suas linhas são limpas, tensas e elegantes, criando uma silhueta imponente e bem proporcionada nesta versão Wagon. Com mais de 4,8 metros de comprimento, a sua presença é inegável. O acabamento Ghia adiciona um toque de distinção com detalhes cromados e um interior mais cuidado, que evoca uma sensação de luxo discreto. É um design que envelheceu com uma dignidade admirável, funcional sem ser aborrecido e elegante sem ser ostensivo.
Tecnologia e características
A verdadeira joia tecnológica desta Mondeo reside no seu coração mecânico. O motor V6 Duratec, construído em alumínio e com admissão variável, era uma peça de engenharia sofisticada para um carro generalista. Além disso, o seu chassis com suspensão traseira independente do tipo multi-link era uma solução avançada que lhe conferia um comportamento dinâmico superior a muitos dos seus contemporâneos. Embora a sua tecnologia de infoentretenimento seja de outra época, a sua base mecânica e de chassis era de ponta.
Concorrência
Na sua época, esta Mondeo V6 enfrentou uma concorrência formidável. Lutava diretamente contra a Volkswagen Passat Variant, muitas vezes com motores V5 ou V6, a Opel Vectra Caravan e a refinada Peugeot 406 Break. Também competia com a Renault Laguna Grandtour, e podia até ser uma alternativa mais espaçosa e acessível às versões de entrada de carrinhas premium como a Audi A4 Avant ou a BMW Série 3 Touring, oferecendo um nível de condução e equipamento muito competitivo.
Conclusão
Esta Ford Mondeo Wagon V6 é muito mais do que um simples carro familiar usado; é um tesouro para o entusiasta. Um 'youngtimer' que encapsula o melhor de dois mundos: a imensa praticidade da sua bagageira de 540 litros e a experiência de condução gratificante e melódica do seu motor V6. É um carro para desfrutar em cada viagem, um lembrete de uma era em que a engenharia do motor e o prazer de conduzir eram prioridades mesmo nos segmentos mais racionais.
