Especificaciones y análisis del Ford Kuga
Potência
136CV
Torque
320Nm
Consumo
6.3l/100
Emissões
159g/km
0-100 km/h
10.6s
Vel. Máx.
182km/h
Peso
1573kg
Preço
23,740€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 6v
FWD
5 / 5 portas
410 L
58 L
100 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Ford Kuga Titanium 2.0 TDCi 136 CV 2WD (2009-2010)
Descrição geral
O Ford Kuga de 2008 irrompeu no crescente segmento dos SUVs compactos como uma lufada de ar fresco. Não era apenas mais um veículo familiar; era uma declaração de intenções da Ford, prometendo combinar a versatilidade de um SUV com a dinâmica de condução ágil e emocionante que caracterizava os seus automóveis de passageiros. Foi um carro que capturou olhares e corações desde o primeiro momento.
Experiência de condução
Ao volante, o motor 2.0 TDCi de 136 cv parece cheio de vida e com uma resposta forte, graças aos seus 320 Nm de binário desde baixas rotações. A caixa de velocidades manual de seis velocidades é precisa e permite extrair o potencial do motor, conseguindo uma aceleração competente. Apesar da sua altura, o seu chassis transmite uma confiança e agilidade surpreendentes em curva, oferecendo uma ligação à estrada que poucos rivais da sua época conseguiam igualar. É um carro que convida a conduzir, não apenas a deslocar-se.
Design e estética
A linguagem de design 'Kinetic Design' da Ford atinge uma das suas máximas expressões neste Kuga. As suas linhas são atléticas, musculosas e fluidas, criando uma sensação de movimento perpétuo. A grelha trapezoidal, os faróis afilados e as cavas das rodas pronunciadas conferiam-lhe uma personalidade única e desportiva, diferenciando-o claramente das propostas mais sóbrias e quadradas da concorrência. Era um SUV que não pedia desculpa por ser atraente.
Tecnologia e características
Para a sua época, o acabamento Titanium oferecia um equipamento generoso. Embora hoje sintamos falta de ecrãs táteis gigantes, contava com elementos de conforto como o climatizador de duas zonas, arranque por botão e um sistema de som de qualidade. A segurança estava bem coberta com múltiplos airbags e controlo de estabilidade. A tecnologia focava-se em tornar a vida a bordo mais confortável e segura, sem as distrações digitais dos modelos atuais.
Concorrência
O Kuga enfrentou titãs como o Nissan Qashqai, o rei indiscutível do segmento, e rivais bem estabelecidos como o Volkswagen Tiguan ou o Toyota RAV4. Enquanto o Qashqai jogava a carta do equilíbrio e o Tiguan a da sobriedade e qualidade percebida, o Kuga destacou-se com um comportamento dinâmico superior e um design muito mais passional. Era a escolha para quem procurava um SUV sem renunciar ao prazer de conduzir.
Conclusão
O Ford Kuga de primeira geração foi muito mais do que um sucesso de vendas; foi a prova de que um SUV podia ser emocionante e divertido de conduzir. A sua combinação de design atraente, um interior prático e um chassis excecional tornaram-no uma referência. Hoje em dia, continua a ser uma opção atrativa no mercado de segunda mão para aqueles que valorizam tanto as sensações ao volante como a funcionalidade.




