Especificaciones y análisis del Ford Kuga
Potência
140CV
Torque
320Nm
Consumo
6.8l/100
Emissões
179g/km
0-100 km/h
10.7s
Vel. Máx.
183km/h
Peso
1672kg
Preço
29,150€
Resumo técnico
Gasóleo
Automático 6v
AWD
5 / 5 portas
410 L
58 L
103 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Ford Kuga Titanium 2.0 TDCi 140 CV PowerShift 4WD (2010-2011)
Descrição geral
O Ford Kuga de primeira geração invadiu o mercado como uma lufada de ar fresco, um SUV que não renunciava ao prazer de conduzir. Esta versão Titanium, com o motor diesel 2.0 TDCi de 140 cv, a caixa automática PowerShift e a tração integral 4WD, representava o equilíbrio perfeito entre eficiência, dinamismo e versatilidade, uma promessa de aventura com o selo inconfundível da Ford.
Experiência de condução
Ao volante, o Kuga transmite uma solidez e uma confiança avassaladoras. O motor puxa com força desde baixas rotações graças ao seu generoso binário, enquanto a caixa PowerShift engata as mudanças com suavidade e rapidez. Mas onde realmente apaixona é no seu comportamento; o seu chassis, ágil e preciso, faz-nos esquecer que estamos a conduzir um SUV, oferecendo uma ligação à estrada que nos convida a desfrutar de cada curva. A tração integral proporciona uma segurança extra imbatível em condições difíceis.
Design e estética
Visualmente, o Kuga foi uma declaração de intenções. O seu 'Kinetic Design' conferia-lhe uma aparência atlética e musculada, com linhas afiadas e uma silhueta dinâmica que transmitia movimento mesmo parado. Era um carro que virava cabeças. Por dentro, o ambiente era mais sóbrio, mas muito bem resolvido, com materiais de qualidade para a sua época e uma ergonomia estudada que nos fazia sentir no controlo desde o primeiro momento. Um design que envelheceu com uma dignidade admirável.
Tecnologia e características
Para a sua época, este Kuga estava na vanguarda. A caixa de dupla embraiagem PowerShift era uma tecnologia avançada que oferecia uma eficiência e uma resposta superiores às caixas automáticas tradicionais. O sistema de tração integral inteligente, capaz de distribuir o binário entre os eixos conforme a necessidade, era outro dos seus pontos fortes. Embora o seu sistema multimédia nos pareça hoje simples, oferecia as funcionalidades chave para tornar as viagens mais confortáveis e conectadas.
Concorrência
Num segmento cada vez mais competitivo, o Kuga enfrentou gigantes como o Volkswagen Tiguan, que jogava a carta da sobriedade e da qualidade percebida, e o campeão de vendas Nissan Qashqai, o rei da versatilidade urbana. Também lutava contra o Honda CR-V e a sua fama de fiabilidade e espaço. Perante eles, o Ford Kuga destacou-se com um argumento emocional: era, sem dúvida, o mais divertido e apaixonante de conduzir.
Conclusão
Este Ford Kuga não é apenas um SUV prático, é uma experiência. É a prova de que se pode ter um carro familiar, seguro e capaz fora de estrada sem sacrificar um pingo de emoção ao volante. A sua combinação de motor competente, caixa eficiente, tração integral e um chassis excecional tornaram-no numa das opções mais completas e desejáveis da sua categoria. Um carro com alma que deixou uma marca indelével.




