Ford Focus Wagon Ghia 1.6 · 101 CV (1998-2005)

1998
Gasolina
FWD
Manual 5v
Ford Focus - Vista 1
Ford Focus - Vista 2
Ford Focus - Vista 3
Ford Focus - Vista 4

Especificaciones y análisis del Ford Focus

Potência

101CV

Torque

145Nm

Consumo

6.8l/100

Emissões

-g/km

0-100 km/h

10.7s

Vel. Máx.

185km/h

Peso

1180kg

Preço

17,930

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Manual 5v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

520 L

Tanque

55 L

Potência

74 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima101 CV / 74 kW
Torque máximo145 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoManual 5v

Capacidades

Tanque55 L
Porta-malas520 L

Análise detalhada do Ford Focus Wagon Ghia 1.6 · 101 CV (1998-2005)

Descrição geral

O Ford Focus de primeira geração não foi apenas um carro, foi uma declaração de intenções. Chegando em 1998, quebrou todos os moldes do segmento de compactos, especialmente na sua prática e versátil carroçaria Wagon. Representou a ideia audaciosa de que um carro familiar não precisava ser aborrecido, oferecendo um equilíbrio quase perfeito entre a funcionalidade do dia a dia e uma alma disposta a desfrutar de cada curva.

Experiência de condução

Assumir o volante do Focus Wagon é redescobrir o prazer de conduzir na sua forma mais pura. Os seus 101 cavalos podem parecer modestos hoje, mas o motor 1.6 é voluntarioso e elástico. A verdadeira magia reside no seu chassis. A suspensão traseira multilink, uma joia da engenharia para a sua época, conecta-o ao asfalto de uma forma incrível, transmitindo confiança e uma agilidade que o faz esquecer que está a conduzir um espaçoso carro familiar. É um carro que se sente vivo, comunicativo e surpreendentemente divertido.

Design e estética

O design 'New Edge' foi uma lufada de ar fresco e ousadia. Com as suas arestas afiadas, os seus arcos de roda marcados e aquela traseira tão característica, o Focus Wagon tinha uma personalidade avassaladora que o distinguia da monotonia dos seus rivais. Por dentro, o painel de instrumentos assimétrico envolvia o condutor, criando um posto de comando ergonómico e moderno. Cada linha, por dentro e por fora, falava de dinamismo e vanguarda.

Tecnologia e características

Para além da sua estética, a grande revolução tecnológica do Focus foi o seu chassis e a suspensão traseira independente 'Control Blade'. Esta solução, própria de segmentos superiores, foi a chave para o seu comportamento dinâmico excecional. O motor Zetec de 1.6 litros, com bloco e cabeça de alumínio, era eficiente e fiável para a sua época. No acabamento Ghia, além disso, desfrutava-se de um equipamento generoso que elevava a sensação de conforto e qualidade a bordo.

Concorrência

Num mercado dominado por nomes como o Volkswagen Golf Variant, o Opel Astra Caravan ou o Renault Mégane Break, o Ford Focus Wagon irrompeu com força. Enquanto os seus concorrentes apostavam na sobriedade e no espaço sem mais, o Focus adicionou à equação um ingrediente que mudou tudo: uma experiência de condução superior. Tornou-se a referência dinâmica, o carro a bater para quem quisesse combinar versatilidade e paixão ao volante.

Conclusão

O Ford Focus Wagon de primeira geração é muito mais do que um simples carro usado; é um marco na história do automóvel. Demonstrou que a praticidade e a emoção não são mutuamente exclusivas. O seu legado perdura em cada carro moderno que procura oferecer uma boa sensação de condução. Para muitos, foi o carro que lhes ensinou que uma viagem em família também podia ser uma aventura emocionante, deixando uma marca indelével de fiabilidade e diversão.