Especificaciones y análisis del Ford Focus
Potência
185CV
Torque
400Nm
Consumo
4.6l/100
Emissões
119g/km
0-100 km/h
7.7s
Vel. Máx.
217km/h
Peso
-kg
Preço
33,625€
Resumo técnico
Gasóleo
Automático 6v
FWD
5 / 5 portas
316 L
62 L
136 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Ford Focus Berlina ST+ 2.0 TDCi 136 kW (185 CV) PowerShift Auto-Start-Stop · 185 CV (2016-2018)
Descrição geral
O Ford Focus ST diesel de 2016 é uma declaração de intenções. Combina a praticidade e a economia de um motor a diesel com a alma desportiva que define a sigla ST. É um carro para quem quer tudo: emoção ao volante para o fim de semana e eficiência para o dia a dia, tudo envolto numa carroçaria compacta e com a adição de uma confortável caixa de velocidades automática PowerShift.
Experiência de condução
Sentar-se ao volante é descobrir uma dualidade fascinante. Os 400 Nm de binário colam-nos ao banco desde rotações muito baixas, oferecendo uma resposta contundente e viciante em qualquer mudança. O chassis é simplesmente brilhante, uma obra-prima da Ford que transmite confiança e uma agilidade endiabrada em estradas sinuosas. A direção é precisa e comunicativa, fazendo-nos sentir parte da estrada. Apesar da sua firmeza, não é desconfortável, alcançando um equilíbrio que convida a devorar quilómetros sem descanso.
Design e estética
A sua estética não engana. O Focus ST exibe um fato à medida que grita desportividade sem cair na estridência. O para-choques dianteiro agressivo, a grelha específica, as jantes de 18 polegadas e, acima de tudo, a icónica saída de escape central trapezoidal, compõem uma imagem musculada e decidida. Por dentro, os bancos Recaro abraçam-nos e preparam-nos para a ação, lembrando-nos constantemente que não estamos num Focus qualquer. É um design com caráter, que apaixona à primeira vista.
Tecnologia e características
Para além do seu coração mecânico, este Focus ST estava bem equipado para a sua época. O sistema de infoentretenimento SYNC geria a conectividade e o entretenimento, enquanto várias ajudas à condução proporcionavam conforto. A verdadeira proeza tecnológica é a simbiose entre o potente motor 2.0 TDCi, a rápida transmissão PowerShift de dupla embraiagem e o sistema Auto-Start-Stop, uma combinação pensada para oferecer altas prestações com um consumo surpreendentemente contido.
Concorrência
No clube exclusivo dos compactos desportivos a diesel, o seu grande némesis sempre foi o Volkswagen Golf GTD, a referência em equilíbrio e qualidade. No entanto, o Focus ST sempre ofereceu um pouco mais de picante e emoção na sua condução. Outros concorrentes como o SEAT León FR TDI ou o Peugeot 308 GT BlueHDi também jogavam nesta liga, mas o Ford distinguia-se por um chassis mais radical e uma personalidade mais marcada.
Conclusão
O Ford Focus ST 2.0 TDCi PowerShift é um carro incompreendido e maravilhoso. É a prova de que a razão e a paixão podem andar de mãos dadas. Oferece a força e o baixo consumo de um grande motor a diesel juntamente com um dos melhores chassis da sua categoria. É um companheiro fiel para longas viagens em autoestrada que se transforma numa besta divertida no seu troço de montanha favorito. Uma compra inteligente e emocional para quem procura um desportivo para todos os fins.




