Ford Focus Berlina ST 2.5 225cv (2006-2007)

2005
Gasolina
FWD
Manual 6v
Ford Focus - Vista 1
Ford Focus - Vista 2
Ford Focus - Vista 3
Ford Focus - Vista 4

Especificaciones y análisis del Ford Focus

Potência

225CV

Torque

320Nm

Consumo

9.3l/100

Emissões

224g/km

0-100 km/h

6.8s

Vel. Máx.

241km/h

Peso

1437kg

Preço

23,115

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Manual 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

362 L

Tanque

55 L

Potência

165.5 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima225 CV / 165.5 kW
Torque máximo320 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque55 L
Porta-malas362 L

Análise detalhada do Ford Focus Berlina ST 2.5 225cv (2006-2007)

Descrição geral

O Ford Focus ST de 2005 não é apenas um carro, é uma declaração de intenções de uma era dourada para os compactos desportivos. Num mundo que começava a ficar obcecado com o 'downsizing', a Ford apostou no coração, montando um carismático motor turbo de cinco cilindros e 2,5 litros que o transformou instantaneamente numa lenda. É a personificação perfeita do 'hot hatch' passional e analógico.

Experiência de condução

Conduzir este Focus ST é uma experiência visceral dominada pelo rugido único do seu motor de cinco cilindros. O impulso é forte e viciante desde rotações muito baixas, graças aos seus 320 Nm de binário disponíveis a apenas 1600 rpm. Cada mudança na sua precisa caixa manual de seis velocidades é um convite para procurar a próxima curva. O seu chassis, uma obra-prima de equilíbrio, comunica tudo o que se passa sob as rodas, oferecendo uma agilidade e uma confiança que te fazem sentir um com a máquina.

Design e estética

A sua estética é uma combinação perfeita de discrição e agressividade. Baseado na segunda geração do Focus, o ST adiciona os detalhes certos para denunciar a sua natureza desportiva: para-choques mais musculosos, umas icónicas jantes de 18 polegadas e aquela saída de escape dupla central. Por dentro, os bancos Recaro abraçam-te com firmeza e os três manómetros adicionais sobre o painel, que informam sobre a pressão do turbo e do óleo, lembram-te constantemente que não estás num Focus qualquer.

Tecnologia e características

A tecnologia deste carro não reside em ecrãs táteis, mas na sua brilhante engenharia mecânica. A sua maior proeza é o motor de origem Volvo, uma joia de alumínio com turbo e intercooler. O chassis, com suspensão dianteira McPherson e um sofisticado eixo traseiro multibraços, foi uma referência no seu segmento. Contava com o essencial em segurança, como o controlo de estabilidade, mas a sua alma é puramente analógica, focada em oferecer a máxima ligação entre o condutor e o asfalto.

Concorrência

Na sua época, o Focus ST enfrentou titãs como o Volkswagen Golf GTI, o Renault Mégane RS e o Opel Astra OPC. Enquanto o Golf oferecia um equilíbrio quase perfeito e o Mégane uma eficácia radical em circuito, o Focus ST jogava a carta da emoção pura. O seu motor de cinco cilindros conferia-lhe um som e um caráter que nenhum dos seus rivais de quatro cilindros conseguia igualar, posicionando-se como a opção para quem procurava uma experiência com mais alma.

Conclusão

O Ford Focus ST 2.5T é muito mais do que um simples compacto desportivo; é um futuro clássico que representa o fim de uma era. É um carro que se compra com o coração, uma ode aos motores grandes e às sensações de condução puras e sem filtros. Oferece uma banda sonora inesquecível e um comportamento dinâmico que continua a ser delicioso hoje em dia. Quem procura um carro para desfrutar e sentir, encontrará neste ST um companheiro excecional.