Especificaciones y análisis del Ford Focus
Potência
136CV
Torque
320Nm
Consumo
5.7l/100
Emissões
151g/km
0-100 km/h
9.4s
Vel. Máx.
205km/h
Peso
-kg
Preço
21,055€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 6v
FWD
5 / 4 portas
526 L
55 L
100 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Ford Focus Sedan 2.0 TDCi 136 CV Ghia (2005-2006)
Descrição geral
O Ford Focus Sedan de 2005 com o motor 2.0 TDCi de 136 CV e acabamento Ghia não era um sedan qualquer. Representava o culminar da engenharia da Ford no segmento dos compactos, oferecendo uma combinação magistral de elegância, praticidade e, acima de tudo, um coração a diesel que batia com uma força surpreendente para a época. Era o carro para quem procurava mais do que um simples meio de transporte; era uma declaração de intenções.
Experiência de condução
Assumir o volante deste Focus é redescobrir o prazer de conduzir. O impulso dos seus 320 Nm de binário a partir de apenas 2000 rpm cola-nos ao banco, e a caixa manual de seis velocidades permite extrair cada um dos seus 136 cavalos com uma precisão viciante. O seu chassis, uma referência na sua época, transmite uma confiança absoluta em cada curva, combinando uma agilidade inesperada com uma estabilidade em estrada que nos faz sentir invencíveis. Não é apenas um carro para viajar, é um carro para desfrutar da viagem.
Design e estética
A sua carroçaria de quatro portas conferia-lhe uma silhueta mais séria e madura do que a do compacto, sem perder o dinamismo característico do Focus. O acabamento Ghia vestia o interior com um calor e materiais que elevavam a perceção de qualidade, criando um ambiente acolhedor e distinto. E com uma bagageira de 526 litros, a funcionalidade estava mais do que garantida, fundindo estilo e uma capacidade de carga excecional.
Tecnologia e características
Embora hoje a sua tecnologia nos pareça simples, em 2005 este Focus estava na vanguarda. O seu motor a diesel com injeção direta common-rail, turbo de geometria variável e intercooler era uma peça de engenharia avançada que alcançava um equilíbrio fantástico entre desempenho e consumo. O equipamento Ghia incluía geralmente climatizador, controlo de velocidade e elementos de segurança ativa e passiva que o posicionavam como uma opção muito completa e segura na sua categoria.
Concorrência
Num mercado muito competitivo, este Focus Sedan media-se sem complexos com gigantes como o Volkswagen Jetta, o Renault Mégane Sedan ou o Opel Astra Sedan. A sua principal arma contra eles não era apenas o seu potente motor, mas um comportamento dinâmico superior que apaixonava quem valorizava as sensações ao volante acima de tudo. Era a escolha passional dentro de um segmento muito racional.
Conclusão
O Ford Focus Sedan 2.0 TDCi Ghia é muito mais do que um carro em segunda mão; é uma cápsula do tempo que nos recorda uma época em que os sedans familiares podiam ser emocionantes. O seu motor robusto, o seu chassis excecional e a sua grande praticidade tornam-no uma opção incrivelmente inteligente e satisfatória, mesmo nos dias de hoje. É um carro que cuida de si no dia a dia e o emociona quando a estrada se torna sinuosa.




