Especificaciones y análisis del Ford C-MAX
Potência
136CV
Torque
320Nm
Consumo
5.8l/100
Emissões
149g/km
0-100 km/h
9.6s
Vel. Máx.
200km/h
Peso
1491kg
Preço
22,405€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 6v
FWD
5 / 5 portas
473 L
55 L
100 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Ford C-MAX Titanium 2.0 TDCi 136 CV (2010)
Descrição geral
O Ford C-MAX de 2010 não é apenas um monovolume, é uma declaração de intenções. Numa era em que a funcionalidade muitas vezes ofuscava a paixão, a Ford ousou criar um carro familiar que fosse emocionante de conduzir. Com o seu potente motor 2.0 TDCi de 136 cavalos e o acabamento Titanium, este C-MAX prometia um equilíbrio perfeito entre as necessidades do dia a dia e o puro prazer de conduzir.
Experiência de condução
Sentar-se ao volante é descobrir um dinamismo inesperado. O motor diesel de 2.0 litros empurra com uma força contundente desde baixas rotações, graças aos seus 320 Nm de binário, tornando cada ultrapassagem uma manobra segura e emocionante. A caixa de velocidades manual de seis velocidades tem um toque preciso que o conecta com a mecânica. Apesar da sua altura, o chassis sente-se ágil e estável, traçando curvas com uma confiança que o faz esquecer que está a conduzir um veículo familiar.
Design e estética
Visualmente, o C-MAX escapa às formas quadradas dos seus concorrentes. O seu 'Kinetic Design' confere-lhe linhas fluidas e uma aparência atlética, quase como uma carrinha desportiva alargada. O interior é um refúgio de praticidade e conforto. O espaço é generoso para cinco ocupantes e a bagageira de 473 litros é mais do que suficiente para as aventuras em família. Os materiais do acabamento Titanium transmitem uma sensação de qualidade e durabilidade, criando um ambiente acolhedor e bem resolvido.
Tecnologia e características
Para a sua época, o acabamento Titanium representava um salto tecnológico significativo. Embora os seus sistemas possam parecer simples hoje, oferecia elementos de conforto e segurança que faziam a diferença. Tinha climatização bizona, controlo de cruzeiro e um sistema de som de qualidade, tudo integrado numa consola central com um design futurista para a época. As jantes de 17 polegadas não só melhoravam a sua estética, como também contribuíam para o seu excelente comportamento em estrada.
Concorrência
No competitivo segmento dos monovolumes compactos, o Ford C-MAX enfrentava gigantes como o Renault Scénic, o Citroën C4 Picasso e o Volkswagen Touran. Enquanto os seus rivais franceses apostavam no máximo conforto e modularidade, e o alemão na sobriedade e qualidade percebida, o C-MAX distinguia-se por ser, sem dúvida, a opção mais gratificante e divertida de conduzir.
Conclusão
O Ford C-MAX 2.0 TDCi Titanium é muito mais do que um simples meio de transporte familiar. É um carro com alma, que demonstra que a praticidade não tem de estar em conflito com a emoção. A sua combinação de um motor enérgico, um chassis excecional e um design atraente tornam-no uma escolha memorável e completa. É a prova de que se pode ter um carro para tudo sem abdicar de nada, especialmente do sorriso em cada curva.




