Ford C-MAX Titanium 2.0 TDCi 136 CV Powershift (2010)

2007
Gasóleo
FWD
Automático 6v
Ford C-MAX - Vista 1
Ford C-MAX - Vista 2
Ford C-MAX - Vista 3
Ford C-MAX - Vista 4

Especificaciones y análisis del Ford C-MAX

Potência

136CV

Torque

320Nm

Consumo

5.9l/100

Emissões

159g/km

0-100 km/h

10.1s

Vel. Máx.

197km/h

Peso

-kg

Preço

23,905

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Automático 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

473 L

Tanque

55 L

Potência

100 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima136 CV / 100 kW
Torque máximo320 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoAutomático 6v

Capacidades

Tanque55 L
Porta-malas473 L

Análise detalhada do Ford C-MAX Titanium 2.0 TDCi 136 CV Powershift (2010)

Descrição geral

O Ford C-MAX Titanium 2.0 TDCi de 136 cv com caixa Powershift não é um monovolume qualquer; é uma declaração de intenções. Representa a simbiose perfeita entre a versatilidade que uma família precisa e o prazer de conduzir que um entusiasta anseia. Numa época em que os monovolumes eram sinónimo de praticidade aborrecida, a Ford atreveu-se a injetar o seu ADN dinâmico num carro familiar, criando uma experiência que te faz sorrir em cada curva.

Experiência de condução

Ao volante, as sensações são imediatas e gratificantes. O motor 2.0 TDCi empurra com uma força contundente desde baixas rotações, graças aos seus 320 Nm de binário, tornando as ultrapassagens uma mera formalidade. Mas a verdadeira joia é a caixa Powershift de dupla embraiagem, que engrena as seis velocidades com uma suavidade e rapidez que transformam a condução. O chassis, com a sua aclamada suspensão traseira multilink, faz-te esquecer que estás a conduzir um veículo familiar. Sente-se ágil, estável e comunicativo, convidando-te a desfrutar da estrada como se estivesses num Focus, mas com todo o espaço do mundo para os teus.

Design e estética

Visualmente, o C-MAX de 2010 é um claro expoente da linguagem de design 'Kinetic Design' da Ford. As suas linhas fluidas e o seu perfil atlético rompem com a estética cúbica dos seus rivais, transmitindo movimento mesmo parado. A versão Titanium eleva a fasquia com detalhes elegantes e umas jantes de 17 polegadas que preenchem as cavas das rodas. Por dentro, o espaço é inteligente e funcional, mas o posto de condução envolve-te, com uma consola orientada para o condutor que te faz sentir o centro da ação, não um mero transportador.

Tecnologia e características

A tecnologia mais destacada deste modelo é, sem dúvida, a transmissão Powershift. Em 2010, oferecer uma caixa automática de dupla embraiagem em banho de óleo num monovolume generalista era uma proeza que o colocava à frente de muitos concorrentes, combinando a eficiência de uma manual com o conforto de uma automática. O motor diesel common-rail era também uma referência em refinamento e desempenho, enquanto o equipamento da versão Titanium já incluía elementos de conforto e segurança que tornavam as viagens mais prazerosas e seguras.

Concorrência

No competitivo segmento dos monovolumes compactos, o Ford C-MAX enfrentava gigantes como o Renault Scénic, o Citroën C4 Picasso ou o Volkswagen Touran. Enquanto os seus rivais franceses apostavam no conforto absoluto e na modularidade interior, e o alemão na sobriedade e qualidade de acabamentos, o C-MAX jogava uma carta única: a dinâmica de condução. Era, e continua a ser recordado, como a opção para o pai ou mãe de família que não estava disposto a renunciar à paixão de conduzir.

Conclusão

O Ford C-MAX 2.0 TDCi Powershift é muito mais do que a soma das suas partes. É um carro que alcançou o equilíbrio quase perfeito entre a razão e a emoção. Oferecia o espaço, a segurança e a eficiência que se pressupõem a um carro familiar, mas temperava-os com um chassis excecional e um conjunto motor-caixa que te arrancava um sorriso. É um veículo que te lembra que precisar de espaço não significa ter de se contentar com uma condução insípida. Um carro com alma.