Fiat Stilo 5p 1.9 Multijet 120cv Feel (2005-2006)

2002
Gasóleo
FWD
Manual 5v
Fiat Stilo - Vista 1
Fiat Stilo - Vista 2
Fiat Stilo - Vista 3
Fiat Stilo - Vista 4

Especificaciones y análisis del Fiat Stilo

Potência

120CV

Torque

255Nm

Consumo

5.4l/100

Emissões

-g/km

0-100 km/h

10.9s

Vel. Máx.

193km/h

Peso

1395kg

Preço

13,770

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 5v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

335 L

Tanque

58 L

Potência

88 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima120 CV / 88 kW
Torque máximo255 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 5v

Capacidades

Tanque58 L
Porta-malas335 L

Análise detalhada do Fiat Stilo 5p 1.9 Multijet 120cv Feel (2005-2006)

Descrição geral

O Fiat Stilo representou uma tentativa ousada da marca italiana para conquistar o coração do segmento de compactos europeu, um território dominado por rivais alemães. Com a versão 1.9 Multijet de 120 cv, o Stilo não só oferecia um design racional e um espaço interior generoso, mas também um coração a diesel que batia com força e eficiência, uma joia da engenharia da Fiat que prometia desempenho e economia num pacote familiar e prático.

Experiência de condução

Ao volante, o Stilo parece um companheiro de viagem leal e competente. O motor Multijet de 120 cv empurra com uma energia surpreendente desde baixas rotações, tornando as ultrapassagens e as entradas em vias rápidas manobras simples e seguras. O seu binário de 255 Nm proporciona uma sensação constante de poder. Não é um carro que convida a atacar as curvas com fervor, pois o seu chassis prioriza o conforto e a estabilidade em detrimento da agilidade desportiva, mas a sua condução é equilibrada e inspira grande confiança, fazendo com que cada quilómetro seja sereno e sem esforço.

Design e estética

O design do Stilo de 5 portas é um exercício de pragmatismo. Abandonando as curvas passionais dos seus antecessores, adotou linhas mais retas e sóbrias, quase germânicas, que procuravam transmitir solidez. A sua característica mais definidora é a sua altura, que lhe confere uma silhueta quase de monovolume e se traduz num interior incrivelmente espaçoso e luminoso. O habitáculo, embora com plásticos duros ao toque, é projetado com inteligência, oferecendo uma posição de condução elevada e uma modularidade que o tornavam um dos compactos mais habitáveis do seu tempo.

Tecnologia e características

A Fiat quis que o Stilo fosse uma vitrine tecnológica acessível. Para além de elementos como a direção assistida elétrica com modo 'City', a sua verdadeira proeza residia sob o capô. O motor 1.9 Multijet com injeção direta common-rail e turbo de geometria variável era uma peça de engenharia avançada para a época, oferecendo um desempenho e uma eficiência que colocavam a concorrência em apuros. Embora a sua ambição tecnológica fosse por vezes manchada por uma eletrónica caprichosa, o Stilo demonstrou que a inovação não tinha de ser exclusiva das marcas premium.

Concorrência

O Stilo lutou numa arena de gladiadores onde enfrentou lendas como o Volkswagen Golf, o Ford Focus e o Renault Mégane. Enquanto o Golf se orgulhava da qualidade e o Focus de um chassis sublime, o Stilo jogava as cartas da habitabilidade, de um equipamento muitas vezes superior e, acima de tudo, de um motor a diesel excecional. Era a alternativa lógica e espaçosa para quem valorizava a força de um bom motor e a praticidade do dia a dia acima do prestígio de um emblema ou do último décimo de segundo numa estrada de montanha.

Conclusão

O Fiat Stilo 1.9 Multijet foi um carro incompreendido, uma proposta corajosa que talvez não tenha recebido o reconhecimento que merecia. Oferecia uma combinação de espaço, conforto e uma mecânica brilhante que o tornavam uma opção extremamente racional e agradável. Embora a sua fiabilidade eletrónica tenha manchado a sua reputação e o seu design não tenha conquistado a todos, aqueles que souberam ver para além encontraram um veículo nobre, económico e com um coração enorme, um verdadeiro estradista familiar com alma italiana.