Especificaciones y análisis del Fiat Stilo
Potência
116CV
Torque
255Nm
Consumo
5.4l/100
Emissões
-g/km
0-100 km/h
10.7s
Vel. Máx.
190km/h
Peso
1395kg
Preço
17,410€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 5v
FWD
5 / 5 portas
335 L
58 L
85 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Fiat Stilo 5p 1.9 JTD Actual 115 CV (2003-2004)
Descrição geral
O Fiat Stilo irrompeu no mercado como uma audaciosa declaração de intenções da marca italiana. Com o objetivo de conquistar o competitivo segmento dos compactos, dominado pelos alemães, o Stilo apresentou-se como um carro cheio de caráter, espaço e com um coração, o motor 1.9 JTD, que prometia emoções e eficiência em partes iguais. Foi um carro que não deixou ninguém indiferente, uma tentativa corajosa de redefinir o que um Fiat poderia ser.
Experiência de condução
Ao volante, o Stilo 1.9 JTD de 115 cv parece um verdadeiro corredor de fundo. O seu motor a diesel empurra com uma força convincente desde baixas rotações, graças aos seus 255 Nm de binário, tornando as ultrapassagens e recuperações um puro prazer. Não é um desportivo, mas a sua aceleração é mais do que suficiente e transmite uma sensação de estabilidade e segurança na estrada. A direção assistida elétrica com modo 'City' é uma carícia na cidade, embora na autoestrada possa parecer algo artificial. É um carro para devorar quilómetros com um conforto surpreendente e um consumo que arranca um sorriso.
Design e estética
O design do Stilo de 5 portas é um exercício de contenção e funcionalidade com um inegável toque italiano. As suas linhas são limpas e robustas, procurando uma elegância sóbria que o aproximava esteticamente dos seus rivais alemães. Por dentro, o espaço é o protagonista. Oferece uma habitabilidade generosa e uma posição de condução elevada que domina a estrada. Embora alguns plásticos do interior não tenham envelhecido com a mesma graça que o seu motor, a sensação geral é de um carro prático e bem pensado para a vida familiar.
Tecnologia e características
Para a sua época, o Fiat Stilo foi um pioneiro tecnológico na sua categoria. Introduziu elementos mais próprios de segmentos superiores, como o controlo de cruzeiro, o climatizador bizona ou um avançado sistema de infoentretenimento opcional. No entanto, a sua maior inovação foi também o seu calcanhar de Aquiles: uma complexa rede eletrónica que, embora oferecesse grande conforto, com o tempo tornou-se uma fonte de pequenas mas frustrantes falhas elétricas que mancharam a sua reputação.
Concorrência
O Stilo enfrentou titãs como o Volkswagen Golf, o Ford Focus e o Renault Mégane. Face à qualidade percebida do Golf ou ao chassis dinâmico do Focus, o Fiat jogava as cartas de um motor a diesel excecional, um equipamento abundante e uma relação espaço-preço muito atrativa. Era a alternativa passional e lógica para quem procurava algo mais do que a opção previsível, um carro com alma e um motor que apaixonava.
Conclusão
O Fiat Stilo 1.9 JTD é um carro de luzes e sombras, uma recordação agridoce na memória de muitos condutores. O seu motor é uma joia da engenharia, fiável e cheio de vida, e o seu conceito de carro espaçoso e confortável foi um acerto. No entanto, a sua complexa eletrónica pregou-lhe uma partida, manchando uma reputação que, pela mecânica e pelo coração, merecia ser muito mais alta. É o exemplo perfeito de um grande carro que ficou às portas da excelência, mas que continua a despertar um carinho especial.




