Especificaciones y análisis del Fiat Stilo
Potência
100CV
Torque
200Nm
Consumo
5.3l/100
Emissões
-g/km
0-100 km/h
11.6s
Vel. Máx.
183km/h
Peso
-kg
Preço
14,420€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 5v
FWD
5 / 5 portas
335 L
58 L
73.5 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Fiat Stilo 5p 1.9 JTD Active 100 CV (2004-2005)
Descrição geral
O Fiat Stilo 1.9 JTD de 100 CV representou a audaciosa tentativa da Fiat de conquistar o competitivo segmento dos compactos no início dos anos 2000. Foi um carro nascido com a ambição de competir de igual para igual com as referências alemãs, apostando num design prático, numa habitabilidade excecional e num coração a diesel que se tornou o seu melhor cartão de visita. Uma lufada de ar fresco vinda de Turim que prometia democratizar a tecnologia e o espaço.
Experiência de condução
Ao volante, o motor JTD de 100 CV sente-se cheio e voluntarioso desde rotações muito baixas. Não é um desportivo, mas o seu binário de 200 Nm transmite uma agradável sensação de competência para o dia a dia e para viagens longas. A condução é eminentemente confortável, com uma suspensão que filtra bem as irregularidades e uma estabilidade em estrada que inspira confiança. A direção elétrica, com o seu modo 'City', é uma delícia na cidade, embora em estrada possa parecer algo artificial. É um carro que não apaixona pelo seu dinamismo, mas que convence pelo seu caráter de estradista incansável e companheiro fiel.
Design e estética
A versão de 5 portas do Stilo opta por uma linguagem de design mais sóbria e funcional do que o seu irmão de 3 portas. As suas formas, quase de monovolume compacto, priorizam a função sobre a forma, resultando num interior surpreendentemente espaçoso e luminoso, uma das suas maiores virtudes. A linha de tejadilho elevada e as grandes superfícies vidradas criam uma atmosfera arejada e acolhedora. Embora careça da paixão estética de outros Fiats, o seu design é inteligente, honesto e envelheceu com uma dignidade notável.
Tecnologia e características
Para a sua época, o Stilo era um carro tecnologicamente avançado. O seu motor diesel com injeção common-rail era uma referência em eficiência e refinamento. No habitáculo, podia equipar elementos pouco comuns no seu segmento, como o controlo de velocidade de cruzeiro, sensores de estacionamento ou um sistema de climatização avançado. No entanto, esta aposta tecnológica foi também o seu calcanhar de Aquiles, já que o modelo ficou conhecido por uma eletrónica caprichosa que podia dar falhas inesperadas, uma dualidade que marcou a sua história.
Concorrência
O Stilo enfrentou uma concorrência feroz, liderada por gigantes como o Volkswagen Golf, o Ford Focus e o Peugeot 307. Face à qualidade percebida do Golf ou ao chassis excecional do Focus, o Fiat jogava as cartas de um preço mais competitivo, um espaço interior superior e um motor a diesel que estava entre os melhores do mercado. Lutou bravamente pelo seu lugar, posicionando-se como uma alternativa muito racional e espaçosa para as famílias jovens.
Conclusão
O Fiat Stilo 1.9 JTD é um carro de luzes e sombras, um projeto corajoso que ficou às portas do grande sucesso. Oferecia qualidades objetivamente brilhantes, como um motor extraordinário e uma habitabilidade recorde, mas a sua reputação foi prejudicada por uma fiabilidade eletrónica que não esteve à altura. É um carro que deixa uma recordação agridoce: a de um grande incompreendido que, por baixo das suas falhas elétricas, escondia um coração mecânico robusto e uma alma eminentemente prática e familiar.




