Fiat Stilo 5p 1.9 JTD Active 100 CV (2004-2005)

2002
Gasóleo
FWD
Manual 5v
Fiat Stilo - Vista 1
Fiat Stilo - Vista 2
Fiat Stilo - Vista 3
Fiat Stilo - Vista 4

Especificaciones y análisis del Fiat Stilo

Potência

100CV

Torque

200Nm

Consumo

5.3l/100

Emissões

-g/km

0-100 km/h

11.6s

Vel. Máx.

183km/h

Peso

-kg

Preço

14,420

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 5v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

335 L

Tanque

58 L

Potência

73.5 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima100 CV / 73.5 kW
Torque máximo200 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 5v

Capacidades

Tanque58 L
Porta-malas335 L

Análise detalhada do Fiat Stilo 5p 1.9 JTD Active 100 CV (2004-2005)

Descrição geral

O Fiat Stilo 1.9 JTD de 100 CV representou a audaciosa tentativa da Fiat de conquistar o competitivo segmento dos compactos no início dos anos 2000. Foi um carro nascido com a ambição de competir de igual para igual com as referências alemãs, apostando num design prático, numa habitabilidade excecional e num coração a diesel que se tornou o seu melhor cartão de visita. Uma lufada de ar fresco vinda de Turim que prometia democratizar a tecnologia e o espaço.

Experiência de condução

Ao volante, o motor JTD de 100 CV sente-se cheio e voluntarioso desde rotações muito baixas. Não é um desportivo, mas o seu binário de 200 Nm transmite uma agradável sensação de competência para o dia a dia e para viagens longas. A condução é eminentemente confortável, com uma suspensão que filtra bem as irregularidades e uma estabilidade em estrada que inspira confiança. A direção elétrica, com o seu modo 'City', é uma delícia na cidade, embora em estrada possa parecer algo artificial. É um carro que não apaixona pelo seu dinamismo, mas que convence pelo seu caráter de estradista incansável e companheiro fiel.

Design e estética

A versão de 5 portas do Stilo opta por uma linguagem de design mais sóbria e funcional do que o seu irmão de 3 portas. As suas formas, quase de monovolume compacto, priorizam a função sobre a forma, resultando num interior surpreendentemente espaçoso e luminoso, uma das suas maiores virtudes. A linha de tejadilho elevada e as grandes superfícies vidradas criam uma atmosfera arejada e acolhedora. Embora careça da paixão estética de outros Fiats, o seu design é inteligente, honesto e envelheceu com uma dignidade notável.

Tecnologia e características

Para a sua época, o Stilo era um carro tecnologicamente avançado. O seu motor diesel com injeção common-rail era uma referência em eficiência e refinamento. No habitáculo, podia equipar elementos pouco comuns no seu segmento, como o controlo de velocidade de cruzeiro, sensores de estacionamento ou um sistema de climatização avançado. No entanto, esta aposta tecnológica foi também o seu calcanhar de Aquiles, já que o modelo ficou conhecido por uma eletrónica caprichosa que podia dar falhas inesperadas, uma dualidade que marcou a sua história.

Concorrência

O Stilo enfrentou uma concorrência feroz, liderada por gigantes como o Volkswagen Golf, o Ford Focus e o Peugeot 307. Face à qualidade percebida do Golf ou ao chassis excecional do Focus, o Fiat jogava as cartas de um preço mais competitivo, um espaço interior superior e um motor a diesel que estava entre os melhores do mercado. Lutou bravamente pelo seu lugar, posicionando-se como uma alternativa muito racional e espaçosa para as famílias jovens.

Conclusão

O Fiat Stilo 1.9 JTD é um carro de luzes e sombras, um projeto corajoso que ficou às portas do grande sucesso. Oferecia qualidades objetivamente brilhantes, como um motor extraordinário e uma habitabilidade recorde, mas a sua reputação foi prejudicada por uma fiabilidade eletrónica que não esteve à altura. É um carro que deixa uma recordação agridoce: a de um grande incompreendido que, por baixo das suas falhas elétricas, escondia um coração mecânico robusto e uma alma eminentemente prática e familiar.