Fiat Stilo 3p 2.4 Abarth Selespeed · 170 CV (2003-2005)

2002
Gasolina
FWD
Automático 5v
Fiat Stilo - Vista 1
Fiat Stilo - Vista 2
Fiat Stilo - Vista 3
Fiat Stilo - Vista 4

Especificaciones y análisis del Fiat Stilo

Potência

170CV

Torque

221Nm

Consumo

9.7l/100

Emissões

-g/km

0-100 km/h

8.5s

Vel. Máx.

215km/h

Peso

1340kg

Preço

22,110

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Automático 5v

Tração

FWD

Lugares

5 / 3 portas

Porta-malas

305 L

Tanque

58 L

Potência

125 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima170 CV / 125 kW
Torque máximo221 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoAutomático 5v

Capacidades

Tanque58 L
Porta-malas305 L

Análise detalhada do Fiat Stilo 3p 2.4 Abarth Selespeed · 170 CV (2003-2005)

Descrição geral

O Fiat Stilo Abarth foi um audacioso manifesto de intenções, uma tentativa da Fiat de recuperar o terreno perdido no segmento dos hatches desportivos. Com um coração único de cinco cilindros e uma estética que quebrava moldes, este carro não era apenas um meio de transporte, mas uma declaração de caráter e paixão italiana numa era dominada pela sobriedade alemã.

Experiência de condução

Conduzir o Stilo Abarth é uma experiência dominada pelo som. O motor de 2.4 litros e cinco cilindros não ruge, canta uma melodia grave e viciante que te incita a explorar os seus 170 cavalos. Embora os seus 8,5 segundos para atingir os 100 km/h não quebrem recordes, a sensação de impulso é contundente. A caixa Selespeed, com as suas trocas por vezes bruscas, adiciona um caráter mecânico e participativo que te conecta com o carro, para o bem ou para o mal. Não é o mais ágil em curvas apertadas, sentindo-se mais como um grand tourer compacto do que como um desportivo radical, mas a sua compostura em estradas rápidas é soberba.

Design e estética

A sua carroçaria de três portas é uma escultura em movimento. A Fiat apostou num design musculado e diferenciado, com uma traseira inconfundível graças aos seus farolins elevados e uma linha de cintura ascendente que lhe conferia um dinamismo visual extraordinário. Por dentro, o ambiente era moderno e arrojado para a sua época, com uma consola central proeminente e uma instrumentação completa. Embora alguns plásticos destoassem, a sensação geral era a de estar num carro especial e pensado a partir da emoção.

Tecnologia e características

Para o início dos anos 2000, o Stilo Abarth era uma vitrine tecnológica. Equipava elementos pouco comuns na sua categoria, como o sistema de infoentretenimento Connect Nav+ com um grande ecrã a cores, climatizador bizona, controlo de cruzeiro e a direção assistida elétrica com modo 'City'. A transmissão Selespeed, derivada da competição, com patilhas no volante, era a sua joia da coroa tecnológica, oferecendo uma experiência de condução quase de corrida que o distinguia de qualquer rival.

Concorrência

Num mercado com titãs como o Volkswagen Golf GTI, o Ford Focus ST170 ou o Alfa Romeo 147, o Stilo Abarth jogou a carta da originalidade. Não procurava ser o mais rápido numa pista, mas sim o que mais te fizesse sentir. Face à eficácia alemã, oferecia o carisma do seu motor de cinco cilindros. Contra a agilidade do Focus, propunha um conforto superior. E face ao seu primo da Alfa, trazia uma tecnologia e um espaço interior mais generosos, posicionando-se como uma alternativa exótica e cheia de alma.

Conclusão

O Fiat Stilo Abarth é um carro que se compra com o coração. É imperfeito, com uma caixa de velocidades que requer adaptação e uma eletrónica que pode ser caprichosa, mas as suas virtudes são imensamente emocionais. O som do seu motor é daqueles que ficam gravados na memória para sempre. É um futuro clássico que representa uma era em que a Fiat se atreveu a sonhar e a criar um compacto com a alma de um desportivo italiano, um carro com uma personalidade avassaladora que hoje se sente falta.