Especificaciones y análisis del Fiat Stilo
Potência
80CV
Torque
196Nm
Consumo
5.4l/100
Emissões
-g/km
0-100 km/h
12.9s
Vel. Máx.
172km/h
Peso
1325kg
Preço
15,100€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 5v
FWD
5 / 3 portas
305 L
58 L
59 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Fiat Stilo 3p Team JTD · 80 CV (2002-2003)
Descrição geral
O Fiat Stilo surgiu em 2002 como um sopro de ar fresco e audácia italiana no competitivo segmento dos compactos. Com a difícil missão de suceder ao bem-sucedido Bravo, o Stilo apostou num design inovador e numa carga tecnológica notável para a sua época, procurando competir de igual para igual com os consolidados rivais alemães. Esta versão 3p Team com o motor JTD de 80 CV representava o equilíbrio perfeito entre estilo, praticidade e uma eficiência que conquistava o coração e o bolso.
Experiência de condução
Assumir o volante do Stilo JTD é uma experiência de pura suficiência e confiança. Os seus 80 cavalos, apoiados por um generoso binário desde rotações muito baixas, movem o carro com uma desenvoltura surpreendente no dia a dia, sem pretensões desportivas, mas com uma resposta sempre pronta. A sensação é a de ter um companheiro de viagem incansável, com um consumo ridiculamente baixo que convida a fazer quilómetros sem preocupações. O seu chassis prioriza o conforto sobre a agilidade extrema, filtrando bem as irregularidades e tornando-o um carro nobre e previsível, ideal para devorar autoestradas com uma serenidade que apaixona.
Design e estética
O design do Stilo de 3 portas é pura emoção e caráter. Quebrou moldes com uma traseira muito pessoal, marcada por farolins verticais que se tornaram a sua imagem de marca e que, ainda hoje, geram debate e admiração. A sua linha de cintura alta e as suas formas musculosas conferiam-lhe um aspeto robusto e desportivo, uma declaração de intenções que o diferenciava da sobriedade dos seus concorrentes. Por dentro, surpreendia com um espaço interior muito generoso e um painel de bordo de design limpo e funcional que transmitia uma agradável sensação de modernidade.
Tecnologia e características
Para a sua época, o Stilo era um veículo avançado. O coração deste modelo, o motor JTD com injeção direta common-rail, era uma peça de engenharia moderna, eficiente e robusta. Embora esta versão Team fosse mais simples, a gama Stilo democratizou tecnologias vistas em segmentos superiores, como o controlo de cruzeiro, o climatizador bizona ou o inovador modo de direção 'City', que aliviava o esforço em manobras de estacionamento até o tornar uma brincadeira de crianças. Era um carro que te fazia sentir que estavas a conduzir um pedaço do futuro.
Concorrência
A batalha do Fiat Stilo foi épica, enfrentando titãs como o Volkswagen Golf IV, o Ford Focus de primeira geração ou o Renault Mégane II. Enquanto o Golf se orgulhava da qualidade dos acabamentos e o Focus de um chassis dinamicamente superior, o Stilo jogava as cartas do design passional, um espaço interior excecional e a comprovada fiabilidade e economia dos seus motores diesel. Era a alternativa com alma latina para quem procurava algo mais do que a simples lógica alemã ou a funcionalidade francesa.
Conclusão
O Fiat Stilo foi uma tentativa corajosa, talvez incompreendida, da Fiat de assaltar o trono dos compactos. É um carro com uma personalidade avassaladora, um design que não envelhece mal e um motor JTD que é uma autêntica joia da engenharia pela sua robustez e frugalidade. Apesar de alguns problemas eletrónicos iniciais terem manchado a sua reputação, o Stilo é um veículo que deixa marca, um carro honesto e cheio de caráter que hoje representa uma opção inteligente e com um encanto especial para quem valoriza a diferença e a essência do design italiano.




