Especificaciones y análisis del Fiat Multipla
Potência
120CV
Torque
206Nm
Consumo
6.5l/100
Emissões
173g/km
0-100 km/h
12.1s
Vel. Máx.
178km/h
Peso
1445kg
Preço
20,020€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 5v
FWD
6 / 5 portas
430 L
63 L
88 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Fiat Multipla Multijet 120cv Dynamic (2006-2008)
Descrição geral
O Fiat Multipla não é apenas um carro, é uma declaração de intenções. Um veículo que desafiou todas as convenções estéticas para oferecer uma solução de espaço e praticidade simplesmente genial. Odiado por muitos, amado por uma legião de fiéis, o Multipla de 2004 suavizou as suas linhas originais, mas manteve intacto o seu espírito: o de ser o monovolume mais inteligente e original do seu tempo, uma casa sobre rodas com uma personalidade avassaladora.
Experiência de condução
Ao volante, o Multipla surpreende. A visibilidade é panorâmica, quase como num miradouro, graças à sua enorme superfície vidrada e a uma posição de condução elevada. O motor Multijet de 120 cv move o conjunto com uma agilidade inesperada, oferecendo uma resposta forte desde baixas rotações que nos faz esquecer o seu tamanho. Não é um desportivo, mas a sua agilidade na cidade e a sua estabilidade na estrada, combinadas com uma caixa de velocidades manual precisa, transmitem uma sensação de controlo e confiança que convida a devorar quilómetros em família.
Design e estética
Falar do design do Multipla é falar de uma revolução. Esta versão pós-restyling abandonou o polémico 'degrau' frontal, procurando uma estética mais convencional. No entanto, a sua essência permanece na sua incrível largura e na sua configuração de seis lugares em duas filas de três. É um design ditado pela função, uma bolha de espaço onde a convivência e o conforto são os verdadeiros protagonistas. Cada centímetro foi pensado para a vida a bordo, criando uma atmosfera única e irrepetível.
Tecnologia e características
A tecnologia do Multipla focava-se na eficiência e na funcionalidade. O seu coração era o avançado motor Multijet de injeção direta common-rail, uma joia da engenharia diesel da Fiat que garantia um desempenho notável com um consumo ajustado. No interior, o painel de instrumentos centralizado quebrava com o estabelecido, agrupando toda a informação num único ponto. Era uma tecnologia ao serviço das pessoas, sem artifícios desnecessários.
Concorrência
Na sua época, competiu contra gigantes como o Renault Scénic ou o Citroën Xsara Picasso. No entanto, nenhum dos seus rivais se atreveu a oferecer o que tornava o Multipla único: a sua prodigiosa habitabilidade para seis adultos num formato compacto. Enquanto outros ofereciam sete lugares mais apertados, o Fiat apostava num conforto superior para seis, tornando-se uma categoria em si mesmo. Era a escolha para quem não queria seguir o rebanho.
Conclusão
O Fiat Multipla é mais do que um carro; é uma experiência, uma memória inesquecível para quem o viveu. Um veículo corajoso, incompreendido na sua época, mas cuja genialidade se torna mais evidente com o passar do tempo. É a prova de que a beleza pode residir na inteligência e na funcionalidade. Um futuro clássico que nos lembra que, por vezes, para ser o melhor, é preciso ousar ser completamente diferente.




