Especificaciones y análisis del Fiat Croma
Potência
150CV
Torque
320Nm
Consumo
6.9l/100
Emissões
187g/km
0-100 km/h
9.9s
Vel. Máx.
205km/h
Peso
1615kg
Preço
27,100€
Resumo técnico
Gasóleo
Automático 6v
FWD
5 / 5 portas
500 L
62 L
110 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Fiat Croma 1.9 Multijet Dynamic 150 CV Aut. (2008-2009)
Descrição geral
O Fiat Croma de 2008 é uma proposta única e profundamente familiar, um veículo que funde a amplitude de uma carrinha familiar com uma altura e conforto superiores. Concebido para o conforto em longas viagens, este Croma com o seu motor 1.9 Multijet de 150 CV e caixa automática representa o coração da engenharia italiana orientada para a vida real, para as necessidades de espaço e para a praticidade sem renunciar a uma alma viajante.
Experiência de condução
Ao volante, o Croma transmite uma sensação de domínio e serenidade. O motor Multijet empurra com uma força contundente e progressiva desde baixas rotações, tornando cada ultrapassagem uma manobra segura e sem esforço. A transmissão automática suaviza a condução, transformando o trânsito urbano num mero trâmite e as autoestradas num prazer. Não procura a desportividade, mas sim envolvê-lo numa bolha de conforto, com uma suspensão que filtra as irregularidades do asfalto e uma insonorização que o isola do mundo exterior. É a sensação de viajar em primeira classe.
Design e estética
O design do Fiat Croma, obra de Giugiaro, é uma ode à funcionalidade inteligente. A sua silhueta, a meio caminho entre uma station wagon e uma minivan, maximiza o espaço interior de uma forma surpreendente. A linha de tejadilho elevada não só lhe confere uma presença imponente, como também se traduz numa habitabilidade e luminosidade interior excecionais. A remodelação de 2008 deu-lhe uma frente mais elegante e expressiva, com faróis afilados que evocam o Fiat Bravo, adicionando um toque de estilo italiano ao seu conceito pragmático.
Tecnologia e características
Para a sua época, o Croma estava bem dotado tecnologicamente. O coração do carro, o motor 1.9 Multijet, era uma referência em injeção direta a diesel pelo seu desempenho e fiabilidade. A caixa automática de 6 velocidades acrescentava um bónus de conforto muito valorizado. A bordo, elementos como o climatizador bizona, o controlo de cruzeiro e um completo sistema de segurança com múltiplos airbags e controlo de estabilidade (ESP) garantiam viagens prazerosas e seguras, demonstrando que a tecnologia estava ao serviço do bem-estar dos ocupantes.
Concorrência
O Fiat Croma enfrentou os grandes nomes do segmento das carrinhas familiares, como o Ford Mondeo Sportbreak, o Opel Vectra Caravan ou o Volkswagen Passat Variant. No entanto, o seu conceito único colocava-o numa posição especial. Enquanto os seus rivais alemães apostavam num comportamento mais dinâmico, o Croma oferecia um nível de conforto de condução e, sobretudo, um espaço vertical interior que nenhum deles conseguia igualar, tornando-se uma alternativa mais confortável e versátil para as famílias.
Conclusão
O Fiat Croma 1.9 Multijet é um carro injustamente subvalorizado, uma joia escondida para quem procura o máximo de espaço e conforto. É um veículo honesto, prático e extremamente capaz, um companheiro de viagem incansável cujo maior luxo é a amplitude e a serenidade que oferece aos seus passageiros. Mais do que um carro, é uma casa sobre rodas, uma escolha inteligente e emocional para quem entende que o verdadeiro prazer de conduzir reside muitas vezes na tranquilidade da viagem.
