Especificaciones y análisis del DS 4
Potência
114CV
Torque
285Nm
Consumo
4.2l/100
Emissões
110g/km
0-100 km/h
11.3s
Vel. Máx.
190km/h
Peso
1375kg
Preço
22,990€
Resumo técnico
Gasóleo
Automático 6v
FWD
5 / 5 portas
359 L
60 L
84 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do DS 4 e-HDi 115 Design ETG6 · 114 CV (2014-2015)
Descrição geral
O DS 4 de 2014 não é um carro qualquer, é uma declaração de intenções. Nasceu como uma proposta audaciosa que funde a elegância de um sedã, a silhueta de um coupé e uma subtil elevação de crossover. Com o seu eficiente motor e-HDi, apresentou-se como uma alternativa chique e distinta no competitivo segmento dos compactos premium, apelando diretamente às emoções e ao gosto pelo design francês.
Experiência de condução
Ao volante, o DS 4 envolve-o numa atmosfera de conforto e requinte. A suspensão filtra as irregularidades com mestria, convidando a viagens longas e relaxadas. O motor diesel de 114 cv, com o seu generoso binário desde baixas rotações, oferece uma resposta competente para o dia a dia. No entanto, a experiência é matizada pela caixa de velocidades pilotada ETG6. As suas transições lentas e por vezes bruscas quebram a harmonia do conjunto, exigindo um período de adaptação e uma condução tranquila para desfrutar do seu caráter sereno e do seu consumo incrivelmente baixo.
Design e estética
O design é a alma do DS 4. A sua carroçaria elevada, as linhas musculosas e, sobretudo, os puxadores das portas traseiras ocultos no pilar C, criam uma ilusão de coupé de cinco portas que cativa os olhares. É uma escultura sobre rodas. Por dentro, a sensação de qualidade é palpável, com materiais cuidados e um posto de condução envolvente que o faz sentir-se especial. O para-brisas panorâmico inunda o habitáculo de luz, reforçando uma sensação de espaço e liberdade única na sua categoria.
Tecnologia e características
Para a sua época, o DS 4 integrava tecnologia pensada para a eficiência e o conforto. O sistema micro-híbrido e-HDi com Stop & Start era um pilar fundamental para alcançar consumos recorde. O equipamento incluía elementos como o sistema de navegação, a ligação Bluetooth e sensores de estacionamento. Embora a sua interface multimédia não possa competir com os ecrãs táteis atuais, oferecia um conjunto tecnológico correto e funcional que cumpria as expectativas de um carro do seu estatuto em 2014.
Concorrência
O DS 4 aventurou-se num território dominado por gigantes alemães como o Audi A3, o BMW Série 1 e o Mercedes-Benz Classe A. Também enfrentou concorrentes com forte personalidade como o Volvo V40 ou o Alfa Romeo Giulietta. Contra eles, o DS 4 não jogava a carta da desportividade pura ou da máxima praticidade, mas sim a da exclusividade, do conforto de condução e de um design vanguardista que o tornavam uma opção diferente e com muito caráter.
Conclusão
O DS 4 e-HDi 115 é uma compra passional. É um carro para quem valoriza a estética e a originalidade acima de tudo, para quem procura destacar-se com elegância e desfrutar de um conforto de condução excecional sem visitar constantemente o posto de gasolina. É imperfeito, com uma caixa de velocidades que não apaixona e uma praticidade traseira limitada, mas as suas virtudes são tão potentes que conseguem criar um forte vínculo emocional. É, em essência, uma joia automobilística com uma alma incrivelmente económica.




