Especificaciones y análisis del Dodge Nitro
Potência
177CV
Torque
460Nm
Consumo
9.4l/100
Emissões
250g/km
0-100 km/h
10.5s
Vel. Máx.
182km/h
Peso
2015kg
Preço
33,900€
Resumo técnico
Gasóleo
Automático 5v
AWD
5 / 5 portas
- L
70 L
130 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Dodge Nitro 2.8 CRD 4WD SXT Aut. · 177 CV (2007-2008)
Descrição geral
O Dodge Nitro invadiu o mercado europeu como uma lufada de ar fresco e testosterona vinda diretamente da América. Não é um SUV que pede licença; é uma declaração de intenções sobre rodas, um veículo projetado para virar cabeças e desafiar as convenções estéticas do seu tempo com uma presença imponente e um caráter inconfundível.
Experiência de condução
Ao volante, o Nitro sente-se como a besta que aparenta ser. O motor diesel 2.8 CRD de 177 cv empurra com uma força contundente graças aos seus 460 Nm de torque, oferecendo uma aceleração robusta e uma sensação de poder. Não é o mais refinado nem o mais ágil em curvas; o seu peso e o seu chassi com eixo rígido traseiro priorizam a robustez em detrimento da delicadeza, mas em estrada aberta é um cruzador incansável que te faz sentir o rei do asfalto, com a segurança adicional da sua tração integral.
Design e estética
É aqui que o Nitro joga na sua própria liga. O seu design é puro músculo americano: uma grelha cromada gigantesca, cavas das rodas quadradas e exageradas, e uma linha de cintura alta que lhe confere um aspeto de fortaleza rolante. É uma estética polarizadora, sem meios-termos, que evoca a imagem de um 'hot-rod' elevado. Por dentro, a funcionalidade domina sobre o luxo, com plásticos duros que denunciam a sua origem, mas o espaço e a sensação de domínio compensam a falta de refinamento.
Tecnologia e características
Para a sua época, o Nitro oferecia um equipamento tecnológico correto, sem ostentação. O seu motor diesel com injeção common-rail e a sua caixa de velocidades automática de 5 velocidades eram soluções comprovadas. A tração integral selecionável acrescentava versatilidade, mas não espere encontrar as sofisticadas ajudas à condução ou os sistemas de infoentretenimento avançados que começavam a surgir. A sua tecnologia é mais mecânica e funcional do que digital e vanguardista.
Concorrência
O Dodge Nitro enfrentou um mercado muito competitivo. Lutou contra SUVs como o seu primo, o Jeep Cherokee, com o qual partilhava a plataforma, e modelos asiáticos de grande sucesso como o Hyundai Santa Fe ou o Kia Sorento. Também se media indiretamente com europeus como o Land Rover Freelander, embora o Nitro sempre tenha jogado a carta de um estilo radicalmente diferente e um preço mais ajustado do que o das marcas premium.
Conclusão
O Dodge Nitro é uma compra puramente emocional. É um veículo para quem valoriza a imagem, a força bruta e a exclusividade de conduzir algo diferente acima da eficiência, do refinamento interior ou da agilidade. É um pedaço do sonho americano, com as suas virtudes e defeitos, que oferece uma experiência de condução única e uma personalidade avassaladora que, ainda hoje, não deixa ninguém indiferente.




