Dodge Caliber S 2.0 CRD · 140 CV (2006-2008)

2006
Gasóleo
FWD
Manual 6v
Dodge Caliber - Vista 1
Dodge Caliber - Vista 2
Dodge Caliber - Vista 3
Dodge Caliber - Vista 4

Especificaciones y análisis del Dodge Caliber

Potência

140CV

Torque

310Nm

Consumo

6.1l/100

Emissões

161g/km

0-100 km/h

9.3s

Vel. Máx.

196km/h

Peso

1425kg

Preço

18,950

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

352 L

Tanque

51 L

Potência

103 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima140 CV / 103 kW
Torque máximo310 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque51 L
Porta-malas352 L

Análise detalhada do Dodge Caliber S 2.0 CRD · 140 CV (2006-2008)

Descrição geral

O Dodge Caliber 2.0 CRD foi uma ousada declaração de intenções, uma tentativa de conquistar o coração do competitivo segmento compacto europeu com puro músculo americano. A sua chegada foi uma lufada de ar fresco, fundindo uma estética de crossover imponente com um coração diesel de origem alemã, prometendo um caráter único e uma eficiência inesperada. É um carro que não nasceu para ser discreto, mas para virar cabeças e oferecer uma alternativa diferente ao estabelecido.

Experiência de condução

Ao volante, o Caliber transmite uma sensação de poder. O motor 2.0 CRD de 140 cv, de origem Volkswagen, empurra com uma força surpreendente graças ao seu generoso binário, fazendo com que cada aceleração se sinta vigorosa e cheia de vida. No entanto, essa força vem acompanhada de um ruído e vibrações acentuadas, um traço característico da sua tecnologia de injetor-bomba. A sua condução é estável e segura, mas não procure a agilidade dos seus rivais europeus; sente-se mais confortável em longas retas do que a encadear curvas, oferecendo uma experiência de viagem robusta e dominante.

Design e estética

Visualmente, o Caliber é uma obra de arte polarizadora. O seu design é a sua alma e o seu maior argumento de venda. Com uma grelha em cruz imponente, cavas das rodas alargadas e uma linha de cintura alta, a sua presença é inconfundivelmente americana e agressiva. Irradia uma personalidade que o distingue de qualquer outro carro na estrada. Por dentro, a emoção diminui drasticamente. O habitáculo é dominado por plásticos duros e um design funcional mas austero, que não consegue estar à altura da promessa do seu exterior espetacular.

Tecnologia e características

Tecnologicamente, o Caliber foi um carro do seu tempo, sem grandes alardes mas com detalhes engenhosos. O motor diesel era uma unidade comprovada e eficiente, embora já não fosse de vanguarda. O seu verdadero encanto residia em soluções únicas como o porta-luvas refrigerado 'Chill Zone' ou o sistema de som 'MusicGate Power', com altifalantes rebatíveis na porta da bagageira para transformar qualquer lugar numa festa. Eram rasgos de originalidade num conjunto tecnológico de resto convencional e simples.

Concorrência

O Caliber entrou num campo de batalha dominado por titãs como o Volkswagen Golf, o Ford Focus ou o SEAT León. A sua proposta era radicalmente diferente, jogando a carta do design e da atitude contra a sobriedade e o equilíbrio dinâmico dos seus concorrentes europeus. Também enfrentou os pioneiros do segmento crossover, como o Nissan Qashqai, com quem partilhava uma posição de condução elevada e uma estética aventureira. A sua luta foi a da emoção contra a razão.

Conclusão

O Dodge Caliber 2.0 CRD é um carro com um coração dividido. Apaixona pela sua estética brutal e pela resposta enérgica do seu motor, mas deixa um sabor agridoce pela qualidade do seu interior e pelo seu refinamento melhorável. É uma escolha passional, para quem procura destacar-se e sentir a estrada de uma forma diferente, perdoando as suas imperfeições em troca de uma personalidade avassaladora. Foi um rebelde com causa, um pedaço da América nas estradas europeias que, ainda hoje, não deixa ninguém indiferente.