Especificaciones y análisis del Dodge Caliber
Potência
140CV
Torque
310Nm
Consumo
6.1l/100
Emissões
161g/km
0-100 km/h
9.3s
Vel. Máx.
196km/h
Peso
1425kg
Preço
18,950€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 6v
FWD
5 / 5 portas
352 L
51 L
103 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Dodge Caliber S 2.0 CRD · 140 CV (2006-2008)
Descrição geral
O Dodge Caliber 2.0 CRD foi uma ousada declaração de intenções, uma tentativa de conquistar o coração do competitivo segmento compacto europeu com puro músculo americano. A sua chegada foi uma lufada de ar fresco, fundindo uma estética de crossover imponente com um coração diesel de origem alemã, prometendo um caráter único e uma eficiência inesperada. É um carro que não nasceu para ser discreto, mas para virar cabeças e oferecer uma alternativa diferente ao estabelecido.
Experiência de condução
Ao volante, o Caliber transmite uma sensação de poder. O motor 2.0 CRD de 140 cv, de origem Volkswagen, empurra com uma força surpreendente graças ao seu generoso binário, fazendo com que cada aceleração se sinta vigorosa e cheia de vida. No entanto, essa força vem acompanhada de um ruído e vibrações acentuadas, um traço característico da sua tecnologia de injetor-bomba. A sua condução é estável e segura, mas não procure a agilidade dos seus rivais europeus; sente-se mais confortável em longas retas do que a encadear curvas, oferecendo uma experiência de viagem robusta e dominante.
Design e estética
Visualmente, o Caliber é uma obra de arte polarizadora. O seu design é a sua alma e o seu maior argumento de venda. Com uma grelha em cruz imponente, cavas das rodas alargadas e uma linha de cintura alta, a sua presença é inconfundivelmente americana e agressiva. Irradia uma personalidade que o distingue de qualquer outro carro na estrada. Por dentro, a emoção diminui drasticamente. O habitáculo é dominado por plásticos duros e um design funcional mas austero, que não consegue estar à altura da promessa do seu exterior espetacular.
Tecnologia e características
Tecnologicamente, o Caliber foi um carro do seu tempo, sem grandes alardes mas com detalhes engenhosos. O motor diesel era uma unidade comprovada e eficiente, embora já não fosse de vanguarda. O seu verdadero encanto residia em soluções únicas como o porta-luvas refrigerado 'Chill Zone' ou o sistema de som 'MusicGate Power', com altifalantes rebatíveis na porta da bagageira para transformar qualquer lugar numa festa. Eram rasgos de originalidade num conjunto tecnológico de resto convencional e simples.
Concorrência
O Caliber entrou num campo de batalha dominado por titãs como o Volkswagen Golf, o Ford Focus ou o SEAT León. A sua proposta era radicalmente diferente, jogando a carta do design e da atitude contra a sobriedade e o equilíbrio dinâmico dos seus concorrentes europeus. Também enfrentou os pioneiros do segmento crossover, como o Nissan Qashqai, com quem partilhava uma posição de condução elevada e uma estética aventureira. A sua luta foi a da emoção contra a razão.
Conclusão
O Dodge Caliber 2.0 CRD é um carro com um coração dividido. Apaixona pela sua estética brutal e pela resposta enérgica do seu motor, mas deixa um sabor agridoce pela qualidade do seu interior e pelo seu refinamento melhorável. É uma escolha passional, para quem procura destacar-se e sentir a estrada de uma forma diferente, perdoando as suas imperfeições em troca de uma personalidade avassaladora. Foi um rebelde com causa, um pedaço da América nas estradas europeias que, ainda hoje, não deixa ninguém indiferente.




