Dodge Caliber SXT Limited 2.0 CRD · 140 CV (2006-2008)

2006
Gasóleo
FWD
Manual 6v
Dodge Caliber - Vista 1
Dodge Caliber - Vista 2
Dodge Caliber - Vista 3
Dodge Caliber - Vista 4

Especificaciones y análisis del Dodge Caliber

Potência

140CV

Torque

310Nm

Consumo

6.1l/100

Emissões

161g/km

0-100 km/h

9.3s

Vel. Máx.

196km/h

Peso

1425kg

Preço

24,200

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

352 L

Tanque

51 L

Potência

103 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima140 CV / 103 kW
Torque máximo310 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque51 L
Porta-malas352 L

Análise detalhada do Dodge Caliber SXT Limited 2.0 CRD · 140 CV (2006-2008)

Descrição geral

O Dodge Caliber invadiu o mercado europeu como uma lufada de ar fresco e rebelde vinda da América. Não era apenas mais um carro; era uma declaração de intenções, um crossover com alma de 'muscle car' que prometia uma experiência diferente, ousada e descomplexada. Conduzi-lo era sentir que se estava a sair da norma, a escolher um caminho menos percorrido.

Experiência de condução

Sob o capô, o coração deste Caliber é um conhecido e enérgico motor 2.0 CRD de origem Volkswagen, que entrega os seus 140 cavalos com um impulso forte e generoso. A sensação de torque é viciante, especialmente em recuperações, fazendo o carro parecer mais rápido do que é. No entanto, essa força não é acompanhada pela fineza de um chassi europeu. É um carro para ser apreciado em linha reta, com uma suspensão firme que transmite o asfalto sem piedade, mas que se mostra desajeitado e pouco comunicativo nas curvas. É pura força bruta, uma emoção direta e sem filtros.

Design e estética

Visualmente, o Caliber é uma obra-prima da intimidação. A sua carroçaria elevada, as cavas das rodas largas e marcadas, e a icónica grelha em forma de cruz conferem-lhe uma presença imponente que nenhum rival da sua época conseguia igualar. É um carro que vira cabeças e projeta uma imagem de robustez e poder. Essa magia, infelizmente, desvanece-se ao abrir a porta. O interior é um mar de plásticos duros e de aspeto económico, um lembrete constante de que o orçamento foi investido no seu impressionante exterior.

Tecnologia e características

O Caliber não pretendia ser um líder tecnológico, mas oferecia soluções engenhosas e muito americanas. O equipamento SXT Limited surpreendia com detalhes como o sistema de som MusicGate, com altifalantes que se desdobravam da porta da bagageira para animar qualquer reunião ao ar livre, ou o porta-luvas refrigerado 'Chill Zone'. Para além destes toques lúdicos, o seu equipamento era adequado para a época, embora carecesse das ajudas à condução e do refinamento tecnológico que os seus concorrentes europeus já começavam a oferecer.

Concorrência

Movimentava-se num terreno ambíguo, a meio caminho entre os compactos tradicionais como o Volkswagen Golf ou o Ford Focus e os novos SUVs como o Nissan Qashqai, que acabaria por definir o segmento. Contra os primeiros, o Caliber oferecia uma estética avassaladora e mais espaço, mas perdia em qualidade de acabamentos e comportamento dinâmico. Contra o Qashqai, lutava com um conceito semelhante, mas com uma execução menos refinada e uma abordagem mais passional do que prática.

Conclusão

O Dodge Caliber 2.0 CRD é um carro que se escolhe com o coração. É uma compra emocional para quem valoriza a estética acima de tudo e procura um veículo com uma personalidade avassaladora. O seu potente e fiável motor diesel é o seu grande argumento racional, mas o resto do conjunto é um exercício de caráter sobre a perfeição. Não é o melhor carro da sua classe, nem de longe, mas é um dos mais especiais e memoráveis. Um pedaço da América automobilística nas nossas estradas, com todas as suas virtudes e defeitos.