Especificaciones y análisis del Dodge Caliber
Potência
140CV
Torque
310Nm
Consumo
6.1l/100
Emissões
161g/km
0-100 km/h
9.3s
Vel. Máx.
196km/h
Peso
1425kg
Preço
23,600€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 6v
FWD
5 / 5 portas
352 L
51 L
103 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Dodge Caliber SXT Sport 2.0 CRD · 140 CV (2006-2008)
Descrição geral
O Dodge Caliber SXT Sport 2.0 CRD surgiu em 2006 como um sopro de ar fresco e rebelde vindo da América. Não era apenas mais um compacto; era uma declaração de intenções, uma fusão ousada entre um carro de passeio e um SUV com um coração mecânico alemão, projetado para aqueles que não temem ser diferentes e procuram um carro com uma personalidade avassaladora.
Experiência de condução
Ao volante, o Caliber parece robusto e poderoso. O motor 2.0 CRD de 140 cv, de origem Volkswagen, empurra com uma força surpreendente graças aos seus 310 Nm de torque, tornando cada aceleração uma experiência gratificante. A caixa de câmbio manual de seis velocidades permite explorar seu potencial, embora seu chassi priorize um rodar confortável e estável na estrada em detrimento da agilidade em curvas fechadas. É um carro para devorar quilômetros com uma sensação de segurança e domínio, sentindo a estrada de uma posição de condução ligeiramente elevada e diferente de tudo o resto.
Design e estética
O seu design é a sua alma. Musculoso, com uma grelha imponente e cavas das rodas marcadas que abrigam grandes jantes de 18 polegadas, o Caliber grita 'aqui estou eu'. É uma estética que polariza, que se ama ou se odeia, mas que nunca passa despercebida. Por dentro, a história é mais funcional do que luxuosa; os plásticos duros e uma montagem simples revelam a sua origem americana, priorizando a durabilidade e o espaço sobre o requinte europeu. É uma cabine honesta e espaçosa, pensada para a vida real.
Tecnologia e características
Para a sua época, o Caliber oferecia um equipamento correto, mas o seu maior trunfo tecnológico era, sem dúvida, o seu motor diesel de injeção direta. Este propulsor era uma garantia de desempenho e consumos contidos, uma peça de engenharia alemã testada e fiável. O resto do conjunto era bastante convencional, com uma suspensão McPherson dianteira e uma abordagem prática, sem grandes alardes eletrónicos, focando-se em oferecer uma experiência de condução direta e sem filtros.
Concorrência
O Caliber jogou numa liga própria. Enfrentou os reis do segmento compacto como o Volkswagen Golf ou o Ford Focus, mas a sua estética de crossover também o posicionou como uma alternativa aos primeiros SUVs urbanos como o Nissan Qashqai. Em comparação com os compactos europeus, faltava-lhe o seu requinte interior e dinâmica, mas oferecia uma imagem e uma presença que nenhum conseguia igualar. Era a escolha passional em vez da compra racional.
Conclusão
O Dodge Caliber 2.0 CRD é um carro para o coração. Uma máquina com um caráter único que combinou com sucesso o músculo estético americano e a eficiência de um motor diesel europeu. Não foi o melhor em nada, mas fez tudo com uma personalidade inconfundível. Hoje, representa uma oportunidade de conduzir algo diferente, um carro espaçoso e potente que se recusa a ser apenas mais um na multidão. É um companheiro fiel para quem valoriza a autenticidade acima de tudo.




