Dodge Caliber SXT Sport 2.0 CRD · 140 CV (2006-2008)

2006
Gasóleo
FWD
Manual 6v
Dodge Caliber - Vista 1
Dodge Caliber - Vista 2
Dodge Caliber - Vista 3
Dodge Caliber - Vista 4

Especificaciones y análisis del Dodge Caliber

Potência

140CV

Torque

310Nm

Consumo

6.1l/100

Emissões

161g/km

0-100 km/h

9.3s

Vel. Máx.

196km/h

Peso

1425kg

Preço

23,600

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

352 L

Tanque

51 L

Potência

103 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima140 CV / 103 kW
Torque máximo310 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque51 L
Porta-malas352 L

Análise detalhada do Dodge Caliber SXT Sport 2.0 CRD · 140 CV (2006-2008)

Descrição geral

O Dodge Caliber SXT Sport 2.0 CRD surgiu em 2006 como um sopro de ar fresco e rebelde vindo da América. Não era apenas mais um compacto; era uma declaração de intenções, uma fusão ousada entre um carro de passeio e um SUV com um coração mecânico alemão, projetado para aqueles que não temem ser diferentes e procuram um carro com uma personalidade avassaladora.

Experiência de condução

Ao volante, o Caliber parece robusto e poderoso. O motor 2.0 CRD de 140 cv, de origem Volkswagen, empurra com uma força surpreendente graças aos seus 310 Nm de torque, tornando cada aceleração uma experiência gratificante. A caixa de câmbio manual de seis velocidades permite explorar seu potencial, embora seu chassi priorize um rodar confortável e estável na estrada em detrimento da agilidade em curvas fechadas. É um carro para devorar quilômetros com uma sensação de segurança e domínio, sentindo a estrada de uma posição de condução ligeiramente elevada e diferente de tudo o resto.

Design e estética

O seu design é a sua alma. Musculoso, com uma grelha imponente e cavas das rodas marcadas que abrigam grandes jantes de 18 polegadas, o Caliber grita 'aqui estou eu'. É uma estética que polariza, que se ama ou se odeia, mas que nunca passa despercebida. Por dentro, a história é mais funcional do que luxuosa; os plásticos duros e uma montagem simples revelam a sua origem americana, priorizando a durabilidade e o espaço sobre o requinte europeu. É uma cabine honesta e espaçosa, pensada para a vida real.

Tecnologia e características

Para a sua época, o Caliber oferecia um equipamento correto, mas o seu maior trunfo tecnológico era, sem dúvida, o seu motor diesel de injeção direta. Este propulsor era uma garantia de desempenho e consumos contidos, uma peça de engenharia alemã testada e fiável. O resto do conjunto era bastante convencional, com uma suspensão McPherson dianteira e uma abordagem prática, sem grandes alardes eletrónicos, focando-se em oferecer uma experiência de condução direta e sem filtros.

Concorrência

O Caliber jogou numa liga própria. Enfrentou os reis do segmento compacto como o Volkswagen Golf ou o Ford Focus, mas a sua estética de crossover também o posicionou como uma alternativa aos primeiros SUVs urbanos como o Nissan Qashqai. Em comparação com os compactos europeus, faltava-lhe o seu requinte interior e dinâmica, mas oferecia uma imagem e uma presença que nenhum conseguia igualar. Era a escolha passional em vez da compra racional.

Conclusão

O Dodge Caliber 2.0 CRD é um carro para o coração. Uma máquina com um caráter único que combinou com sucesso o músculo estético americano e a eficiência de um motor diesel europeu. Não foi o melhor em nada, mas fez tudo com uma personalidade inconfundível. Hoje, representa uma oportunidade de conduzir algo diferente, um carro espaçoso e potente que se recusa a ser apenas mais um na multidão. É um companheiro fiel para quem valoriza a autenticidade acima de tudo.