Especificaciones y análisis del Dodge Caliber
Potência
150CV
Torque
168Nm
Consumo
7.3l/100
Emissões
174g/km
0-100 km/h
12.8s
Vel. Máx.
170km/h
Peso
1320kg
Preço
18,680€
Resumo técnico
Gasolina
Manual 5v
FWD
5 / 5 portas
352 L
51 L
110 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Dodge Caliber SE 1.8 · 150 CV (2006-2008)
Descrição geral
O Dodge Caliber irrompeu no mercado europeu como um sopro de ar fresco e rebelde vindo diretamente da América. Com uma proposta que desafiava as convenções dos compactos da época, este carro não procurava passar despercebido, mas sim deixar uma marca indelével com o seu caráter único e a sua estética musculada.
Experiência de condução
Ao volante, o Caliber SE com o seu motor de 1.8 litros e 150 cavalos oferece uma experiência de condução honesta e sem pretensões desportivas. Não é um carro que pede para ser levado ao limite em cada curva, mas que convida a uma viagem tranquila, sentindo a estrada de uma forma diferente. A sua resposta é suficiente para o dia a dia, mas o seu verdadeiro encanto reside na sensação de robustez e na posição de condução elevada, que te faz sentir no comando de algo especial e diferente de tudo o resto.
Design e estética
Visualmente, o Dodge Caliber é uma declaração de intenções. As suas linhas angulares, a imponente grelha em forma de cruz e as cavas das rodas alargadas conferem-lhe uma aparência de todo-o-terreno em miniatura que cativa ou gera rejeição, mas nunca indiferença. É um design audacioso que sacrifica a delicadeza europeia por uma presença imponente e genuinamente americana. No interior, a funcionalidade e a dureza dos plásticos prevalecem sobre o luxo, reforçando essa sensação de veículo robusto e durável.
Tecnologia e características
No departamento tecnológico, o Caliber mantinha-se na simplicidade, focando-se no essencial para a condução. Não espere encontrar as últimas inovações da época, pois o seu foco estava claramente no design e na praticidade. Tinha o necessário para uma viagem confortável, mas a sua alma não residia nos gadgets, mas sim na pureza do seu conceito mecânico e estético, um regresso a uma forma mais analógica de entender o automóvel.
Concorrência
Num segmento dominado por gigantes europeus como o Volkswagen Golf, o Ford Focus ou o SEAT León, o Dodge Caliber jogava na sua própria liga. Não competia em refinamento nem em dinâmica de condução precisa, mas oferecia uma alternativa para aqueles que procuravam diferenciar-se. O seu rival mais conceptual poderia ser o Nissan Qashqai, que também explorava o território entre um compacto e um SUV, mas o Caliber fazia-o com um sabor inconfundivelmente ianque.
Conclusão
O Dodge Caliber é mais do que um simples carro; é uma experiência cultural sobre rodas. É a escolha do coração para quem valoriza a estética acima do desempenho puro e procura um veículo com uma personalidade avassaladora. Apesar dos seus compromissos na qualidade dos interiores e no refinamento, o seu design intemporal e o seu caráter único tornam-no um futuro clássico, um pedaço da audácia americana no asfalto europeu.




