Dodge Caliber SE Design 1.8 · 150 CV (2008-2010)

2006
Gasolina
FWD
Manual 5v
Dodge Caliber - Vista 1
Dodge Caliber - Vista 2
Dodge Caliber - Vista 3
Dodge Caliber - Vista 4

Especificaciones y análisis del Dodge Caliber

Potência

150CV

Torque

168Nm

Consumo

7.3l/100

Emissões

174g/km

0-100 km/h

12.8s

Vel. Máx.

170km/h

Peso

1395kg

Preço

15,943

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Manual 5v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

352 L

Tanque

51 L

Potência

110 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima150 CV / 110 kW
Torque máximo168 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoManual 5v

Capacidades

Tanque51 L
Porta-malas352 L

Análise detalhada do Dodge Caliber SE Design 1.8 · 150 CV (2008-2010)

Descrição geral

O Dodge Caliber irrompeu no mercado europeu como uma lufada de ar fresco e robusto vinda diretamente da América. Não é um compacto qualquer; é uma declaração de intenções, uma fusão audaciosa entre um carro de passeio e um SUV que não deixa ninguém indiferente com a sua presença imponente.

Experiência de condução

Ao volante, o Caliber envolve-o numa experiência genuinamente americana. O seu motor de 1.8 litros e 150 cavalos promete emoções, embora a sua entrega de potência seja mais progressiva do que explosiva, convidando a uma condução tranquila e a desfrutar da viagem. A posição de condução elevada transmite uma sensação de domínio e segurança, enquanto o som do motor ao subir de rotações lembra que está a conduzir algo com caráter, um carro que se sente robusto e plantado no asfalto.

Design e estética

É aqui que o Caliber rouba o coração. O seu design é puro músculo: uma grelha imponente, cavas das rodas marcadas e uma linha de cintura alta que gritam 'Dodge'. É um carro que se destaca num mar de designs convencionais, uma escultura rolante que projeta força e originalidade. Embora o seu interior recorra a plásticos duros, a sua estética exterior é tão poderosa que consegue apaixonar à primeira vista.

Tecnologia e características

Na sua época, o Caliber oferecia um equipamento tecnológico correto, sem grandes alardes, mas com o necessário para o dia a dia. Focava-se mais na experiência de condução e no design do que na vanguarda digital. Contava com elementos de segurança ativa e passiva de série, mas a sua alma não residia nos ecrãs, mas sim na mecânica e nas sensações transmitidas pelo seu chassis.

Concorrência

O Caliber jogou numa liga própria. Enfrentou os reis do segmento compacto como o Volkswagen Golf ou o Ford Focus, mas a sua estética de crossover também o posicionou como uma alternativa exótica aos primeiros Nissan Qashqai. O seu grande trunfo não era competir em refinamento ou eficiência, mas oferecer uma personalidade avassaladora que os seus rivais europeus simplesmente não tinham.

Conclusão

O Dodge Caliber é uma compra passional, um carro para quem procura diferenciar-se e valoriza a estética e o caráter acima de tudo. É um pedaço do sonho americano nas nossas estradas, com as suas virtudes e os seus defeitos. Não é o mais rápido nem o mais luxuoso, mas possui uma alma e um carisma que o tornam um veículo inesquecível e especial.